Jesualdo Ferreira rejeitou trocar o cargo de treinador pelo de director técnico de todo o futebol do FC Porto, revelou hoje o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa.

"Ao fim de quatro anos em comum, entendemos que necessitávamos de alterar o modelo do nosso futebol e propusemos ao mister Jesualdo Ferreira a troca do cargo de treinador da equipa principal pelo de director técnico de todo o futebol do FC Porto", disse Pinto da Costa, em declarações ao "site" oficial do clube na Internet.

No entanto, e "após uma conversa franca", Jesualdo fez sentir aos responsáveis portistas que deseja "treinar mais dois ou três anos", desejo esse que Pinto da Costa diz "perceber e aceitar", tendo em conta "a paixão que sempre demonstrou pela profissão".

Neste contexto, e face ao conhecimento que Jesualdo Ferreira tem da estrutura do FC Porto e do projecto que o sustenta, a sua saída "não constitui uma despedida, mas sim um até quando quiser", referiu o presidente portista.

Por seu lado, Jesualdo Ferreira, também em declarações ao "site" do clube, confirmou que a quebra da ligação entre as duas partes foi tomada "em conjunto" e pautou-se "pelos mesmos princípios" com que entrou no clube.

O treinador manifestou o seu "sentido respeito pelos adeptos do FC Porto e gratidão à administração da SAD, em especial ao presidente Pinto da Costa".

"Creio que essa gratidão se notou em todos os comportamentos que tive no FC Porto", referiu Jesualdo, elogiando, ao mesmo tempo, a "competência de todos os departamentos que com ele trabalharam no dia-a-dia".

Finalmente, não esqueceu os jogadores, com quem disse ter partilhado "grandes alegrias e alguns, poucos, momentos infelizes", guardando de todos, ao longo de quatro anos, o "sentimento do dever profissional e do espírito de equipa que dedicaram ao FC Porto".

"Desejo-lhes a maior sorte do mundo e, pegando nas palavras do presidente na altura da despedida, também eu sinto poder dizer que estarei sempre disponível para o FC Porto", rematou Jesualdo.