O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, revelou hoje a ambição de tornar o clube "ainda mais popular em todo o país", rejeitando o discurso divisionista que diz habitualmente lhe imputarem.

"Quando dizem que queremos dividir Portugal, como é possível se nós temos casas, delegações e adeptos em todo o país de Norte a Sul?", questionou o dirigente, perante 600 "dragões".

Na comemoração do quinto aniversário da Casa do FC Porto de Argoncilhe, Pinto da Costa acrescentou: "Não queremos escorraça-los. Queremos mais!".

E, na sequência do raciocínio, entusiasmou a plateia quando revelou o teor de uma carta recebida de António Costa, presidente da Câmara municipal de Lisboa, a felicita-lo pela "reeleição e triunfo na Taça de Portugal".

"Fiquei muito orgulhoso com esta carta. É de homens como este, com esta envergadura, presidente da câmara da capital, assumido benfiquista, que reconhece nos seus adversários, não inimigos, mas adversários. E na hora em que vencem tem a dignidade que alguns têm obrigação de ter, mas não têm", frisou.

Pinto da Costa garantiu ainda que na próxima época o FC Porto vai ter uma equipa à altura da ambição do clube, representado neste jantar por cinco campeões europeus em 1987.

"Sem nunca prometer campeonatos ou vitorias que não estão na minha mão, garanto que para o ano vamos ter uma equipa à Porto, uma equipa que só quer ganhar. Uma equipa digna dos grandes campeões que aqui temos", vincou.

Quanto ao futuro treinador, nem uma palavra, apenas a certeza de que os media vão continuar a lançar sucessivos nomes até o nome do escolhido ser divulgado.

Aos que não gostam de si e do FC Porto, o dirigente falou no "prazer de ter tantos inimigos" que só os "glorificam", porque, sublinhou, não são desejados "como amigos".

"Ninguém atira pedras a fruta que esteja podre. É sinal que somos fortes, lutamos pelos nossos ideais, que não temos medo", acrescentou.

Pinto da Costa desafiou ainda as autoridades a investigarem e actuarem face às declarações de um dirigente do Benfica ao canal do clube, em que terá incitado à violência contra adeptos "azuis e brancos".

"É lamentável que o país tenha assistido na televisão um senhor que fala no canal da Meo incitar os sócios e adeptos do Benfica a pegarem em armas contra os adeptos do FC Porto, pasme-se! E o que fez o Ministério Público, a Administração Interna, a comunicação social perante uma anormalidade destas? Nada!", criticou.

Depois de visitar as instalações da casa do FC Porto do concelho de Santa Maria da Feira, o dirigente juntou-se ao jantar de adeptos, no qual teve a oportunidade de vibrar com os últimos minutos do jogo de hóquei em patins onde os "dragões" venceram o Valdagno em Itália e ficaram perto da final da Liga dos Campeões.