O presidente da Assembleia Geral da LPFP, Valentim Loureiro, deu hoje conhecimento, em comunicado oficial publicado no site da Liga de clubes, da apresentação da lista encabeçada por Fernando Gomes, findo o prazo para esse efeito.

O outro concorrente à presidência da LPFP, Rui Alves, presidente do Nacional, procedeu à entrega da lista dentro do prazo legal, mas não conseguiu obter o apoio exigido pelos estatutos, ou seja, 20 por cento de assinaturas.

De resto, na pré-votação que decorreu hoje, na sede da Liga, dos 32 clubes que a integram, 29 votaram a favor da lista de Fernando Gomes e 3 abstiveram-se, justamente o FC Porto, o Nacional e o Sporting de Braga.

Contactado esta noite pela Agência Lusa, o presidente do Nacional, Rui Alves, escusou-se a tecer qualquer comentário sobre o facto da sua candidatura não ter ido avante.

Desde que a corrida eleitoral se iniciou que o apoio à candidatura de Fernando Gomes foi engrossando de forma imparável, tantos os clubes que o expressaram de forma crescente e pública.

Na lista que deu entrada nos serviços da Liga, de realçar o facto do Sporting ser o único “grande” que integra a direcção, da qual fazem parte, igualmente, o Vitória de Setúbal, o Vitória de Guimarães, Marítimo, União de Leiria, Rio Ave, Gil Vicente, Sporting da Covilhã, Varzim e Oliveirense.

Este regresso dos leões à cúpula da LPFP ocorre na sequência de uma ausência de longos anos de afastamento da esfera do poder no organismo que gere o futebol profissional em Portugal.

Na comissão disciplinar, órgão gerou polémica na temporada 2009/10, pelas decisões subsequentes aos incidentes nos túneis da Luz e do estádio Municipal de Braga, Herculano Lima sucede a Ricardo Costa, cuja saída era já um dado adquirido.

Quem se mantém no cargo é Vítor Pereira, presidente da comissão de arbitragem, cujo mandato anterior também suscitou muitas críticas e contestação.
O presidente da direcção, Fernando Gomes, presidirá também à comissão executiva, tendo como “braço direito” Andreia Couto como directora executiva, cargo que já desempenhava no anterior mandato.

Andreia Couto tinha assumido, interinamente, a liderança da Liga, após o afastamento do anterior presidente Hermínio Loureiro.