O jogador, que completa 28 anos em Julho, tornou-se conhecido dos adeptos portugueses pelos golos marcados ao serviço do Paços de Ferreira.

Já este ano, foi transferido para os russos do Anzhi, onde não foi feliz, e agora regressa ao futebol nacional, cumprindo, assim, a direcção vitoriana um desejo do novo treinador, Manuel Machado.

Ao sítio do Vitória, William prometeu “marcar muitos golos e, acima de tudo, muito empenho e muita raça: vou fazer tudo para honrar esta camisola”, afirmou.

O jogador quer tornar-se no próximo goleador dos vimaranenses, mas frisa a importância da equipa.

“Vou trabalhar para o grupo, para ajudar os meus companheiros. Vou procurar marcar muitos golos, que é essa a minha função, mas não vou preocupar-me apenas comigo. Estou aqui para ajudar o clube”, notou.

William disse ainda que sempre admirou o Vitória e os seus adeptos: “Lembro-me bem dos jogos na Mata Real (casa do Paços de Ferreira). As bancadas enchiam-se de vitorianos. Tinha a ideia que se tratava de um grande clube, respeitado no futebol português e com uma massa associativa cheia de força”, destacou.

Depois do também avançado brasileiro Edgar Silva (ex-Nacional), do central cabo-verdiano Ricardo (ex-Paços de Ferreira) e do defesa esquerdo brasileiro Anderson Santana (ex-Terek, da Rússia), William é o quarto reforço do Vitória de Guimarães para a temporada 2010/1011.