Em declarações ao site do Sporting, Maniche mostrou-se feliz por ir representar o clube do qual é adepto: “São dois sonhos concretizados, o meu e o do meu pai, pois foi com ele que aprendi a ser sportinguista e a ver jogos do Clube. Era um desejo assumido, estou bastante feliz e espero que as coisas me corram bem”.

O médio português afirma que na sua decisão pesou também o facto de o Sporting, desde cedo, ter demonstrado interesse nos seus préstimos: "Desde o primeiro momento que o Sporting manifestou interesse por intermédio do Costinha que é um amigo de longa data e obviamente não poderia recusar porque é uma oportunidade única representar o meu Clube do coração. Não olhei duas vezes, abdiquei de muitas coisas obviamente, mas o mais importante era ir ao encontro daquilo que eu desejava, independentemente de ser um ano ou dois de contrato. Tinha de agarrar esta oportunidade"

Aos adeptos do clube de Alvalade, Maniche promete muita alegria e disponibilidade para ajudar o emblema leonino: “Os adeptos do Sporting vão ter a oportunidade de ver um Maniche muito alegre e com toda a disponibilidade para ajudar o Clube. Espero que consigamos fazer um grupo forte e creio que a equipa tem todas as condições para realizar uma boa temporada que é isso que os sportinguistas desejam".

Apesar dos seus 32 anos, o internacional português afirma que tem “muito para dar ainda”.

Depois de Benfica, FC Porto, Maniche irá representar agora o Sporting, completando o ciclo dos três grandes.

Recorde-se que Maniche havia rescindido contrato com o Colónia da Alemanha.