“Benfica Stars Fund” vai receber cinco milhões de euros, em dinheiro e/ou direitos desportivos, pela sua participação no “passe” do futebolista Angel Di Maria.

A SAD do Benfica cedeu 20 por cento dos direitos desportivos daquele jogador ao Fundo por um montante de 4,4 milhões de euros em Setembro de 2009, o que significa que o jogador foi valorizado em 22 milhões de euros, pelo que o fundo tem a receber garantidamente uma mais-valia de um quinto dos 3 milhões de euros adicionais.

O valor a receber garantidamente pelo fundo equivale a 62,5 cêntimos de euro por unidade de participação e a mais valia é de 7,5 cêntimos de euro por unidade de participação.

No entanto, o contrato com o Real Madrid prevê que a SAD do Benfica possa receber mais cinco milhões de euros indexados à utilização do jogador e mais seis milhões de euros de prémios de performance desportiva.

Aquelas cláusulas significam que se aqueles valores forem recebidos na totalidade pela equipa portuguesa, o “Benfica Stars Fund” terá direito a mais 2,2 milhões de euros, o que representaria 27,5 cêntimos por cada uma das 8 milhões de unidades de participação

O Benfica cedeu até agora ao fundo direitos económicos relativos a 19 jogadores, com participações do Fundo entre os 20 e os 50 por cento (segundo comunicados enviados à CMVM), o que representou para a SAD do clube um encaixe de 38,275 milhões de euros.

Di Maria era o jogador mais valorizado no fundo, seguindo-se Cardozo, com uma participação de 20 por cento adquirida por quatro milhões de euros, o que equivale a uma valorização de 20 milhões de euros.