A equipa realizou as duas primeiras sessões de trabalho da época 2010/2011 no Estádio da Madeira, ambas à porta fechada, e os dois atletas estiveram ausentes, sem justificação, facto que levou a que a direcção do clube tivesse tomado a decisão de instaurar medidas disciplinares, “devido ao atraso não justificado” da dupla brasileira.

O plantel “alvi negro” levou a cabo dois treinos marcadamente físicos, mas a bola rolou no primeiro dia.

O internacional angolano Mateus, operado na época passada a um joelho, fez treino condicionado, mas a recuperação do atleta decorre ao ritmo desejado.
A equipa vai continuar a cumprir sessões bi-diárias durante a semana, sempre à porta fechada, tendo ficado decidido que neste primeiro período de trabalho não haverá declarações à imprensa por parte dos jogadores.

A equipa apresenta-se oficialmente na tarde do próximo sábado e irá continuar a evoluir na Choupana até ao dia 30 de Julho.

No dia 31 de Julho, o plantel viaja para o continente e, nesse mesmo dia, defrontará o Belenenses, no Estádio do Restelo e, no dia seguinte, o Vitória de Setúbal, no Bonfim.

A 2 de Agosto a equipa viaja para a Eslovénia, onde irá cumprir um perído de estágio em Maribor até 9 de Agosto.

Naquele país, o Nacional enfrentará o Maribor (2 Agosto), o Olimpia Celje (4 de Agosto) e por último a selecção do Dubai (7 de Agosto).

O objectivo do Nacional, que será treinado por Predrag Jokanovic, passa por lutar, uma vez mais, por um lugar que dê acesso a uma competição europeia.