O Troféu Cidade de Guimarães é já um marco da pré-época em Portugal e os anfitriões do Vitória de Guimarães deram esta noite o pontapé de saída de mais uma edição do torneio.

Entrou praticamente a perder no jogo o Vitória de Guimarães. Logo aos 5 minutos, o Groningen teve uma boa jogada de entendimento pelo lado esquerdo, Stenman tira um bom cruzamento e, numa intervenção infeliz, Moreno acaba por fazer auto-golo.

O Guimarães tentou reagir de imediato e aos 12’, Edgar, ex-Nacional, falhou um pénalti e permitiu ao guarda-redes holandês segurar a vantagem no jogo.

O Guimarães não baixou os braços e aos 27 minutos João Alves materializou o esforço vimaranense. O médio recebeu isolado na área um passe do meio-campo e à saída do guarda-redes desviou para a baliza com um toque subtil.

Estava melhor no jogo o Vitória e a 10 minutos do descanso Edson pôs a equipa de Manuel Machado na frente. Com um remate fora da área, o brasileiro surpreendeu Nienhuis, que ainda tocou na bola mas saiu mal da fotografia.

No começo do segundo tempo o Groningen apostou mais uma vez em surpreender o Vitória, e aos 53’ Shkooran, num remate de fora da área e em que a bola assume uma trajectória curiosa depois de ainda sofrer um desvio, volta a empatar o encontro.

Foi então a melhor fase dos holandeses no jogo. Mais lúcidos e com processos de jogo mais simples remeteram os da casa ao seu reduto mais defensivo e criaram as melhores oportunidades.

Contudo, foi o Guimarães a voltar para a frente do marcador, com William a converter uma grande penalidade por falta sobre o capitão Moreno.

Já perto do fim do encontro William bisou na partida e no seguimento de um canto, de cabeça, estabeleceu o resultado final em 4-2.

O Vitória de Guimarães soma os primeiros três pontos no Troféu e amanhã é a vez de Benfica e Groningen medirem forças, com os vimaranenses a fecharem o torneio no domingo, frente aos campeões nacionais.