Os quatro “grandes” do futebol português valem, em conjunto, perto de 500 milhões de euros, sendo que empresários contactados pela Agência Lusa apontam o FC Porto como tendo o plantel mais valioso.

Segundo os agentes de futebol Artur Fernandes e Jorge Manuel Mendes, os actuais 27 jogadores do FC Porto valem 175,5 milhões de euros, os 26 do Benfica 160,7, os 28 do Sporting 86,75 e os 30 do Sporting de Braga “apenas” 44,25, totalizando 467,20 milhões de euros.

Estes números atribuem claramente maior favoritismo ao campeão Benfica e ao aspirante FC Porto na luta pelo título, mas já na época passada não foram os euros a decidir, como comprova o surpreendente segundo lugar dos minhotos, que discutiram o título até à última jornada.

Dos 111 futebolistas avaliados, o portista Hulk é o que tem a mais alta cotação com 27,5 milhões de euros, batendo os benfiquistas David Luiz (25) e Fábio Coentrão (23,5) e o seu colega de equipa Falcao (20).

Roberto, que custou ao campeão nacional 8,5 milhões de euros, é o guarda-redes mais cotado (6,25), o seu companheiro David Luiz o defesa mais valioso, o ex-sportinguista e agora reforço portista João Moutinho (11) o médio que mais dinheiro poderá dar, tal como o avançado Hulk.

O Benfica tem quatro futebolistas acima dos 10 milhões de euros, sendo que Cardozo (13,5) e Luisão (10) se juntam a David Luiz e Fábio Coentrão: 11 outros valem mais de cinco milhões.

Em teoria, o FC Porto tem apenas Hulk, Falcao e João Moutinho (11) a poder render mais de 10 milhões, enquanto outros 11 estão avaliados em mais de cinco milhões.

O fosso de “águias” e “dragões” para os rivais é enorme – cada um dos planteis valerá mais do que os de Sporting e Sporting de Braga juntos – com os “leões” a apresentar apenas três futebolistas com mercado acima dos cinco milhões.

A média dos valores apresentados por Artur Fernandes e Jorge Manuel Mendes torna Daniel Carriço (7,5 milhões) o mais valioso do plantel, à frente de Liedson (6) e Matias Fernández (5,25).

O Sporting de Braga volta a surgir como “outsider” nestas contas: Luís Aguiar (4,0 milhões), Rodriguez (3,5), Andrés Madrid (3,25) e Moisés e Alan (ambos 2,75) são os mais valiosos do grupo que ainda é o mais extenso entre os “grandes”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.