Com a assinatura do acordo, é ultrapassado um diferendo que se mantinha desde Junho entre as duas entidades, que levou o clube a anunciar ir jogar em Torres Novas, onde a autarquia local mostrou interesse em ceder o estádio.

O protocolo implica que o clube de Leiria pague por cada jogo disputado no Estádio municipal Magalhães Pessoa, um dos palcos do Europeu de 2004, 17 500 euros, a que acresce mais 520 euros por cada treino adicional ao acordo.

A União de Leiria tem direito a um treino semanal quando joga em casa e a dois treinos semanais quando joga fora, possuindo ainda os direitos de exploração da receita de bilheteira e dos camarotes.

Já a Leirisport assume todos os encargos de organização dos jogos, desde a abertura do estádio à manutenção do relvado.

“É um serviço chave na mão”, exemplificou o presidente da empresa municipal, Leonel Pontes, adiantando que o acordo prevê a constituição de uma comissão de trabalho com um elemento de cada entidade – Leirisport, União de Leiria SAD e câmara - para avaliar questões suscitadas com a utilização do espaço.

O director geral da SAD da União de Leiria, Mário Garrido, afirmou estar “muito satisfeito” com o acordo alcançado, salientando que resulta de um “esforço muito grande” de todas as partes, realçando o trabalho do presidente da câmara.

“Espero que a cidade perceba o esforço e que retribua comparecendo aos jogos do clube”, acrescentou Mário Garrido.

Aos jornalistas no final da reunião do executivo municipal, o presidente da autarquia, Raul Castro, revelou estar satisfeito pela assinatura do protocolo, considerando este “um passo importante” e manifestando o desejo de que “as coisas corram bem”.

Raul Castro defendeu ainda que “a SAD tem de trabalhar para ter mais espectadores no estádio, para assim ter mais receitas e mais apoios desportivos”.

Em Junho, a União de Leiria SAD anunciou estar em negociações para jogar noutra cidade, devido ao descontentamento com as condições de utilização do Estádio Municipal de Leiria, informando mais tarde da mudança para Torres Novas.

Um mês depois, a SAD da União de Leiria recuou, tendo comunicado que a equipa de futebol iria jogar no Estádio municipal de Leiria, mesmo que tivesse de pagar o preço pedido pela Leirisport.

A equipa da União de Leiria realiza quarta-feira, às 17:00, o primeiro treino no estádio após a assinatura do acordo.