A época 2010/11 em futebol está à porta e cabe ao Sporting de Braga, equipa sensação da temporada passada, ao garantir o vice-campeonato, numa luta com o Benfica até à última jornada, fazer as honras de abertura, ao receber o promovido Portimonense, que regressa ao escalão máximo 20 anos depois.

A lutar pelo acesso à Liga dos Campeões, tendo apenas o Sevilha como obstáculo, o Sporting de Braga já mostrou credenciais para se tornar o quarto grande do futebol e deverá intrometer-se na luta de Benfica, FC Porto e Sporting na luta pelo título.

No sábado, FC Porto e Sporting estreiam-se na nova temporada. Com plantéis renovados e com destaque para João Moutinho de dragão ao peito, ambos jogam fora – os portistas vão à Figueira da Foz jogar com a Naval 1º de Maio, e os leões deslocam-se a Paços de Ferreira.

No domingo, é a vez do campeão nacional entrar em campo, no primeiro jogo oficial da temporada no estádio da Luz, que deverá registar casa cheia, mesmo quando o visitante a Académica de Coimbra, agora de Jorge Costa depois de ter sido treinada pelo agora dragão André Villas Boas.

Para o último dia do fim-de-semana está também agendado o regresso do Beira-Mar, campeão da Liga de Honra e de fora do escalão máximo desde 2006/07, e que recebe a União de Leiria.