Os vice-campeões nacionais entraram fortes e decididos a manter o ímpeto da época anterior enquanto o Portimonense resistiu como pôde. No final dos 90 minutos, o Braga “cortou a fita vermelha" da nova temporada da I Liga com uma vitória por 3-1 sobre o Portimonense. Matheus (28’), Paulo César (44’) e Salino (82’) apontaram os golos arsenalistas e Elias (53’) o dos algarvios.

A primeira parte foi dominada pelos homens orientados por Domingos Paciência e, ao minuto 16, Matheus, com um remate forte, deixou o primeiro aviso ao guardião Pedro Silva, com a bola a sair ligeiramente por cima da baliza.

O mesmo Matheus não falhou 12 minutos depois. Alan cobrou um livre da direita para o segundo poste e o avançado brasileiro desviou, de cabeça, para o fundo das redes da baliza algarvia. Primeiro golo da nova época de futebol.

Do lado da equipa algarvia, nota para a conversão de um livre directo apontado por Helder Pelembe, pondo à prova as capacidades do novo guardião bracarense Felipe. Mas o verdadeiro teste para o brasileiro chegou ao minuto 39. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Ivanildo e desvio de cabeça de Jumisse, Felipe voou e evitou o golo do empate.

Em vantagem, o Braga não tirou o pé do acelerador e Paulo César marcou o segundo ao minuto 44. O brasileiro, fora da área, assistido por Lima, rematou rasteiro e com força e a bola acabou por entrar. Pedro Silva bem se esticou mas não foi suficiente.

Na segunda parte, ao minuto 53, o Portimonense, que regressa à I Liga 20 anos depois, diminuiu a desvantagem, num golo muito semelhante ao primeiro do Braga. Na conversão de um livre da esquerda, o ex-bracarense Peña enviou a bola para o coração da área e Elias desviou de cabeça.

O Portimonense, ao minuto 66, desperdiçou uma grande oportunidade para empatar o encontro. Pires, isolado perante Felipe, tentou o remate de primeira mas a bola fugiu-lhe dos pés.

Numa altura em que o Braga abrandou de ritmo e viu muitos dos seus lances serem anulados pelo Portimonense, Leandro Salino, dentro da grande área, rompeu a defesa algarvia, depois de assistência de Alan, e atirou cruzado para dentro da baliza.

Arrecadados os primeiros três pontos da I Liga, o Sporting de Braga, na próxima quarta-feira, enfrenta os espanhóis do Sevilha nos primeiros noventa minutos do Play-off que poderá dar acesso, pela primeira vez na história do clube, à fase de grupos da Liga dos Campeões.