A primeira jornada da Liga Portuguesa de futebol de 2010/2011 teve nos estádios cerca de mais 3000 espectadores em relação à mesma ronda da última temporada, apesar de Benfica ter tido menos adeptos na Luz.

O arranque da liga principal “colocou” 85 669 espectadores nos estádios, verificando-se uma ligeira subida comparativamente aos números do último ano, em que o total se cifrou em 82 454 adeptos.

A subida ganha ainda maior relevo comparando com os dados do Benfica – o clube que nas duas últimas épocas mais adeptos teve no arranque -, que teve cerca de menos 4000 espectadores no jogo com a Académica (derrota por 2-1).

Na última temporada o estádio da Luz registou no jogo inaugural, com o Marítimo (1-1), 54 103 espectadores, enquanto que no domingo a derrota do Benfica na estreia foi presenciada por 48 905 adeptos.

Ao contrário dos “encarnados”, o Sporting de Braga, segundo classificado na última época, “cresceu” nos espectadores da estreia, com os arsenalistas a terem quase mais 4000 adeptos em comparação com a primeira jornada da última época.

A explicação para a subida geral nos números está também no ligeiro crescendo de adeptos nos restantes jogos, superando em quase todos os casos a “fasquia” dos 2000 adeptos, excepção ao embate entre Rio Ave e Nacional (1654).

Na anterior temporada apenas – e excepção ao jogo do Benfica e Braga em casa -, a visita do FC Porto a Paços de Ferreira passou os 4000 adeptos, enquanto nesta temporada (e novamente além dos jogos na Luz e em Braga) foram quatro os embates acima desses números de adeptos no estádio.