O Benfica, campeão português de futebol, confirmou hoje o pior arranque no campeonato dos últimos 58 anos, ao perder por 2-1 no estádio do Nacional, que assumiu a liderança provisória da prova, à passagem da segunda jornada.

Há 58 anos, os “encarnados” estrearam-se com uma derrota por 2-1 no recinto do Vitória de Setúbal e foram batidos em casa na jornada seguinte pelo rival Sporting, por 3-2. O Benfica só ganhou na terceira ronda, no recinto do Belenenses, por 2-1.

O clube lisboeta, recordista de vitórias na competição, com 32 títulos, apenas conheceu um arranque tão desastroso em três ocasiões na sua longa história, pois na época 1946/47 também conheceu idêntica sorte, ao perder em casa com o FC Porto (3-2) e no reduto do Estoril (6-3).

Após o “nulo” ao intervalo, o brasileiro Luís Alberto inaugurou o marcador aos 50 minutos e Orlando Sá aumentou a vantagem dos insulares aos 66, de pouco valendo o golo tardio de Carlos Martins, marcado aos 90+4.

Com o desaire sofrido hoje na Madeira, o Benfica conta por derrotas os três jogos oficiais disputados esta época, pois também perdeu na final da Supertaça portuguesa, frente ao rival FC Porto, por 2-0.

A equipa madeirense, pelo contrário, é, para já, a única com duas vitórias no campeonato, tendo-se isolado no comando, apesar de poder ser apanhada pelo FC Porto e pelo Paços de Ferreira ainda nesta segunda jornada.

Horas antes, o Sporting de Braga, vice-campeão nacional, e o Vitória de Setúbal tinham desperdiçado a oportunidade de se isolarem no comando e estarem agora na companhia do Nacional – prémio reservado ao vencedor -, ao empatarem 0-0 no estádio dos sadinos.

Na sexta-feira, Académica e Olhanense empataram 1-1 no arranque da ronda, enquanto o FC Porto, que abriu o campeonato com um triunfo sobre a Naval (1-0), e o Sporting, batido pelo Paços de Ferreira (1-0), apenas entram em acção no domingo: os portuenses recebem o Beira-Mar, enquanto os lisboetas, no rescaldo do desaire ante o Brondby, para a Liga Europa, jogam em casa com o Marítimo.