O Sporting deu hoje um pontapé na crise que se ameaçava instalar, depois dos desaires com o Paços de Ferreira e o Brondby, graças a um penálti de Matías Fernández.  E foi preciso esperar pelos 88 minutos do jogo com o Marítimo para os cerca de 20 mil adeptos leoninos gritarem golo nas bancadas do Estádio José Alvalade.

O embate desta tarde colocava em confronto duas equipas com o orgulho ferido no Play-off da Liga Europa e ávidas de pontos no campeonato. Todavia, os caminhos para chegar ao golo permaneceram um mistério para as formações de Paulo Sérgio e Mitchell Van der Gaag na primeira parte.

Paulo Sérgio deixara antever mudanças depois do desaire com o Brondby. Acto contínuo, Zapater estreou-se hoje no onze e foi também acompanhado por Yannick e Vukcevic. No entanto, o grande pecado do desafio de quinta-feira voltava a sentir-se: a falta de eficácia leonina.

O Marítimo apresentava-se com uma defesa sólida e bem organizada, não deixando muitos espaços aos jogadores leoninos, o que levou o jogo com o resultado a zeros para o intervalo.

Na segunda parte, o leão regressou mais agressivo, mais afoito e mais perigoso. Com uma atitude pressionante, o Sporting foi empurrando os madeirenses para a sua área através de sucessivas ameaças de Vukcevic, Yannick, Maniche e André Santos nos primeiros minutos.

Apesar da hegemonia neste período, os leões não se livraram de um grande susto aos 64 minutos. Cherrad desmarca-se bem e faz o chapéu a Rui Patrício que tentou adiantar-se para cortar a jogada e acaba a ver a bola rasar o poste da sua baliza.

Pouco depois, Paulo Sérgio lança Saleiro e Matías e seria o chileno a desequilibrar a partida de forma decisiva. Colocando mais ideias na reacção ‘cheia de coração’ do Sporting, o médio leonino começou a baralhar a defensiva maritimista e num desses momentos nasce o golo da vitória.

Aos 88’, Liedson sofre penálti, depois de uma jogada de Matías, que Bruno Paixão assinalou bem, e o chileno não perdoou. Os adeptos respiraram de alívio pelo triunfo e Paulo Sérgio afasta assim o cenário de desconfiança que ameaçava começar a pairar sobre o seu trabalho.

Já o Marítimo foi um pouco infeliz pela forma como soube segurar o Sporting durante muito tempo, mas também é penalizado por não ter descoberto o rumo dos golos. E já são três derrotas consecutivas para a equipa de Van der Gaag…

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.