As duas equipas apresentaram-se no estádio dos Arcos com o mesmo sistema de jogo (4x3x3), o que levou a que nos primeiros minutos, o Rio Ave conseguisse manietar a estratégia do FC Porto e manter a partida equilibrada.

Assistiu-se, assim, nos primeiros 10 minutos a um jogo mexido com bons desdobramentos nas alas de parte a parte, mas jogadas de perigo iminente.

Aos poucos, o FC Porto foi tomando sorrateiramente conta do jogo e empurrando o Rio Ave para o seu meio campo. Hulk e Varela nas alas combinavam bem com os defesas laterais e começavam a aparecer alguns cruzamentos com maior perigo junto da baliza de Mário Felgueiras.

Se num primeiro momento da partida em que o FC Porto atacava com superioridade numérica, Hulk decidiu-se mal e fez perder uma jogada que poderia dar o primeiro golo aos azuis-e-brancos, num segundo momento, o internacional brasileiro redimiu-se e apontou o primeiro tento do encontro.

Tudo começou com uma asneira do lateral direito do Rio Ave, Zé Gomes, que perdeu a bola para Varela. O extremo portista tocou para Álvaro Pereira e este cruzou de pronto, a bola saiu larga e foi para a ala contrária onde apareceu Hulk. O avançado brasileiro partiu para dentro da área, rematou forte, como é seu hábito, e a bola só parou no fundo das redes da baliza de Mário Felgueiras. Contudo, o esférico ainda desviou em Ricardo Chaves antes de entrar, o que acabou por trair o guardião vila-condense que, ainda no seguimento da jogada, levou um toque de Falcao.

Os minutos seguintes foram marcados por um aumento da velocidade do FC Porto procurando o 2-0, mas a defesa contrária respondeu sempre da melhor forma e até conseguiu inverter depois a tendência de jogo. Assim sendo, assistiu-se nos minutos finais da primeira parte a uma resposta do Rio Ave, com a jogada de maior perigo a pertencer a Saulo que num cruzamento/remate proporcionou aos 40 minutos uma defesa apertada a Helton.

O FC Porto segue para o intervalo a vencer por 1-0, mas sem uma exibição convicente.

Nota ainda para uma grande penalidade reclamada pelo Rio Ave, a que o árbitro Jorge Sousa não atendeu.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.