Com o pleno de três vitórias, os “dragões” comandam o campeonato isolados com mais pontos que os “arsenalistas”, que prometem nova época de intromissão entre os “grandes” e têm a confiança reforçada pelo inédito apuramento para a Liga dos Campeões, à custa do Sevilha de Espanha.

Já com os internacionais de ambas as equipas de volta – nos minhotos destacou-se a estreia do jovem lateral direito Sílvio pelos AA – os treinadores André Villas-Boas e Domingos Paciência querem mostrar que a paragem competitiva para compromissos das selecções não beliscou o crescimento das respectivas equipas, que na próxima semana começam a fase de grupos da “aventura” europeia.

Depois de um arranque em falso, marcado por duas inesperadas derrotas (em casa com Académica, 2-1, e na visita ao Nacional, igualmente por 2-1), o campeão Benfica é o primeiro a competir, numa sempre complicada deslocação à “cidade berço”.

As “águias” costumam dar-se bem no Estádio D. Afonso Henriques, mas apresentam-se com a pressão adicional de não poderem perder mais terreno para os rivais. Em caso de vitória, o Benfica somará seis pontos, após o triunfo sobre o Vitória de Setúbal, 3-0, e criará pressão à dupla que lidera o campeonato.

Este será ainda mais um episódio da complicada relação entre os treinadores Jorge Jesus (Benfica) e Manuel Machado (Vitória de Guimarães), já com vários episódios polémicos fora das quatro linhas.

O Sporting, que partilha o terceiro lugar com o Nacional, ambos com seis pontos, recebe sábado o Olhanense, que ainda não perdeu e soma cinco.

Depois de falhar o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, na qual vão jogar FC Porto e Sporting, o Marítimo vira-se agora para a Liga onde procura os primeiros pontos (é a única equipa ainda em “branco”), frente ao Paços de Ferreira.

A ronda, que se disputa ao longo de quatro dias, encerra segunda feira com o confronto, no Bonfim, entre o Vitória de Setúbal e o Beira-Mar.

Quarta jornada:

Sexta-feira, 10 Set:
Vitória de Guimarães – Benfica

Sábado, 11 Set:
Sporting – Olhanense
FC Porto – Sporting de Braga

Domingo, 12 Set:
Marítimo – Paços de Ferreira
União de Leiria – Nacional
Académica – Naval
Portimonense – Rio Ave

Segunda feria, 13 set:
Vitória de Setúbal – Beira-Mar

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.