Os leirienses ainda não tinham ganho qualquer jogo nesta época ou sequer marcado golos. E não venciam em casa desde março de 2010. Frente ao Nacional, só marcaram na segunda parte, permitiram o empate e garantiram um triunfo justo com um golo de N'Gal.

O Nacional mostrou capacidade para conseguir um resultado positivo em Leiria, mas pagou o facto de só ter arriscado a sério nos últimos 20 minutos do encontro.

A equipa de Pedro Caixinha entrou decidida a terminar com o jejum de golos e vitórias.

Com N'Gal na frente em grande forma, os leirienses mostraram nova dinâmica e o camaronês podia ter marcado aos oito minutos, mas Rafael Bracali desviou para canto um remate perigoso.

O guarda-redes do Nacional foi protagonista nos primeiros 20 minutos, travando três oportunidades da União de Leiria.

Com quatro avançados lesionados, Jokanovic montou para Leiria uma equipa de contenção, mas a melhor oportunidade da primeira parte foi mesmo do Nacional: aos 22 minutos, Juninho surgiu isolado na direita, mas o remate do médio saiu ao lado.

A boa organização do Nacional foi fechando caminhos à União de Leiria, que saiu desorientada para o intervalo, sem saber por onde atacar.

A segunda parte foi diferente, agitando decisivamente o jogo. De livre, Marcos Paulo abriu o marcador aos 50 minutos, num remate que passou por cima da barreira e surpreendeu Bracali.

Depois de marcar pela primeira vez esta época, a União de Leiria deslumbrou-se e acumulou erros. Num deles, Bruno Miguel perdeu a bola e Juninho fez o empate.

Mas o empate durou dois minutos: a defesa do Nacional entregou mal uma bola e N'Gal fez o 2-1 de fora da área.

Frenético, o jogo quase permitiu novo empate ao Nacional logo de seguida, mas Dejan Skolnik falhou o 2-2 em boa posição.

O croata foi uma das figuras do segundo tempo e voltou a ter a igualdade nos pés aos 70 minutos, mas Gottardi venceu o duelo.

Já com Anselmo na frente ao lado de João Aurélio, o Nacional partiu para cima da União de Leiria e os leirienses tremeram mas não caíram.

N'Gal, Carlão, Brígido e Silas mantiveram-se na frente e obrigaram o Nacional a não esquecer a defesa.

Gottardi ainda travou com dificuldade um “tiro” de Bruno Amaro aos 72 minutos mas o Nacional pouco mais incomodou o guarda-redes da casa.

Na outra área, N'Gal foi um perigo frequente e voltou a estar perto do golo aos 88 e 91 minutos.