O antigo jogador e seleccionador nacional de futebol Humberto Coelho foi hoje homenageado pela Câmara de Resende com a atribuição do seu nome a uma rua da vila.

Humberto Coelho, cuja mãe é natural deste concelho do norte do distrito de Viseu, vai também receber a medalha de honra do município durante uma cerimónia que assinalará o feriado municipal.

“Esta distinção tem para mim um significado muito grande. É uma honra e uma grande distinção”, disse à Lusa o antigo seleccionador nacional.

Humberto Coelho lembrou também que, durante a sua juventude, muitas férias e festas, como o Natal, eram passadas em Resende, junto com a sua família.

“Vinha cá muitas vezes. Tenho daqui recordações extraordinárias. É bom voltar às raízes que tenho nesta terra”, salientou.

Para Humberto Coelho, a homenagem de hoje deve ser também entendida como um sinal do reconhecimento à sua família materna que reside na freguesia de Cárquere.

O presidente da Câmara de Resende, António Borges, considerou esta homenagem como “um sinal de admiração” que Resende tem por alguém que tem as suas origens no concelho.

“Sempre o consideramos como um dos nossos”, disse António Borges.

Para António Borges, Humberto Coelho “sempre teve um comportamento irrepreensível que até contrasta com os sons dominantes do futebol português”.