A União de Leiria derrotou hoje a Académica por 2-1, no jogo de abertura da sétima jornada da Liga portuguesa de futebol, cujo desfecho pode impedir os ‘estudantes’ de seguirem no ‘comboio’ do segundo lugar.

Um golo do chinês Zhang, aos 88 minutos, impôs a segunda derrota do campeonato ao conjunto de Coimbra e deu à equipa do Lis o seu terceiro triunfo, permitindo-lhe igualar precisamente a Briosa, com 11 pontos, e ficar provisoriamente a par de Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.

No Estádio Magalhães Pessoa, onde a União de Leira permanece invicta, tendo concedido apenas um empate, a Académica - que abriu a época com um triunfo na Luz sobre o campeão Benfica - foi a primeira marcar, ainda na primeira parte, por intermédio de Miguel Fidalgo (32), que fez o seu terceiro tento na temporada.

Na segunda parte, Carlão (79) fez a igualdade, que ameaça manter-se até final, mas Zhang consumou a reviravolta no marcador e assegurou a vitória aos da casa, que tinham apenas três golos marcados nas seis primeiras jornadas e deram um pulo para o quinto lugar da classificação liderada pelo FC Porto.

Os "dragões", que somam apenas vitórias nos seis jogos da Liga realizados e vêm de um triunfo sobre o CSKA de Sófia na Liga Europa, têm um teste difícil, na segunda-feira, no reduto do Vitória de Guimarães, palco onde o Benfica somou a terceira derrota na competição, antes da primeira vitória fora, na última jornada, no terreno do Marítimo.

No jogo grande da ronda, os campeões nacionais, derrotados na ‘Champions’ pelo Schalke 04 (2-0) e agora no sexto lugar, vão tentar somar o quarto triunfo no domingo, em casa, frente ao Sporting de Braga, que ainda não venceu na qualidade de visitante e vem de novo desaire europeu, depois de perder Shakhtar Donetsk em casa, por 3-0.

O Sporting (9.º), moralizado pela goleada sobre o Levski de Sófia (5-0), joga também na segunda-feira, no terreno do Beira-Mar, e procura regressar aos triunfos, após derrota no ‘derby’ com o Benfica e empate com o Nacional.