O Vitória de Guimarães foi a primeira equipa a roubar pontos ao invicto Dragão esta época, ao empatar a um golo no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo que encerrou a sétima jornada da I Liga. Hulk marcou para os azuis e brancos na primeira parte e Faouzi estabeleceu a igualdade na segunda. Fucile e André Villas-Boas foram expulsos.

No primeiro tempo, o brasileiro Hulk, o maior desequilibrador do encontro, usufruiu de duas excelentes oportunidades para fazer mexer o marcador mais cedo.

Mas o suspeito do costume não falhou, ao minuto 29, depois de um soberbo trabalho individual que terminou no único golo do primeiro tempo do encontro.

A equipa da casa também teve uma excelente oportunidade, ao minuto 22, quando, da esquerda, Bruno Teles cruzou para o coração da área portista para Toscano mas o brasileiro falhou escandalosamente.

Nota, na primeira parte, ainda para a grande oportunidade de João Moutinho ao minuto 38, que isolado rematou rasteiro e com força mas o guardião Nilson travou a bola enviado pelo médio portista numa grande defesa.

Nos minutos iniciais da segunda parte, o jogo baixou de ritmo e o FC Porto adormeceu por instantes. O Vitória de Guimarães aproveitou um momento de sonolência dos Dragões para estabelecer o empate no D. Afonso Henriques.

Ao minuto 63, Faouzi marcou o golo vimaranense, depois de um espectacular e longo passe de Ricardo, que depois de ultrapassar Fucile não falhou ante Helton.

Foi o segundo golo sofrido pelos Dragões esta época, depois de o Braga ter estreado a baliza de Helton no Estádio do Dragão, na quarta jornada da I Liga.

Depois do golo, a formação da cidade do Porto fez de tudo para sair de Guimarães com os três pontos enquanto os vimaranenses guardavam o resultado como podiam, saindo depois em contra-ataque.

O uruguaio Jorge Fucile foi ainda expulso ao ver o segundo amarelo depois de uma entrada feia sobre Faouzi. Na sequência deste lance, André Villas-Boas também foi expulso do banco por insultos.

Mesmo com o empate, o FC Porto continua isolado na primeira posição enquanto o Vitória de Guimarães sobe para a segunda posição.