O Conselho de Presidentes (CP) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) está hoje reunido pela primeira vez, no Porto, juntando na mesma sala Pinto da Costa, Luis Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt.
Pinto da Costa e António Salvador chegaram com um ligeiro atrasado devido ao facto de terem participado num almoço da selecção nacional de futebol, que esta noite defronta a Dinamarca, no Estádio do Dragão.
O CP é um órgão colegial de natureza essencialmente consultiva, que resulta das alterações aos estatutos aprovadas na Assembleia Geral (AG) de 11 de Agosto e que congrega todos os 32 presidentes de clubes das Ligas profissionais.
Integram o CP o presidente da Liga, que o dirige com voto de desempate, os clubes ou sociedades desportivas da Liga e da Liga de Honra, que irão eleger, respectivamente, um primeiro e um segundo vice-presidente.
Participam nas reuniões do Conselho de Presidentes, sem direito a voto, o presidente da mesa da AG, o secretário geral, que as secretariará, e outras entidades convidadas pelo presidente da LPFP.
Compete ao Conselho de Presidentes, entre outras missões, “emitir pareceres sob os projectos dos regulamentos da LPFP, sobre o plano anual de actividades do organismo e sobre o orçamento”.
O CP emite ainda “pareceres nas matérias respeitantes às atribuições da LPFP nas suas vestes de associação patronal representativa dos clubes e sociedades desportivas de futebol profissional”.
O órgão também formula pareceres sobre qualquer questão que lhe seja submetida pelo presidente da LPFP, nomeia um membro para a Comissão de Remunerações e emite pareceres sobre a nomeação e exoneração dos vogais da Comissão Executiva.