Vítor Pereira prometeu esta tarde uma análise pública do lance entre Ruben Micael e Alex, no V. Guimarães-FC Porto (1-1), da 7ª jornada, que redundou no fim da marcha vitoriosa dos dragões, na expulsão de André Villas-Boas e nas críticas portistas à actuação do árbitro Carlos Xistra.

"Não é oportuno falar disso agora. Tenho curso de treinador de II Nível, dou formação e sei o que é estar ali a sofrer. Esse caso foi também uma grande aprendizagem para nós. A seu tempo vamos analisar, não os comentários, mas o lance em concreto", afirmou hoje o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, num encontro realizado no Centro de Treinos do Luso.

O líder da arbitragem portuguesa da Liga relativizou os protestos que se ouviram após o jogo. "Compreendo que as pessoas que vivem do futebol fazem sacrifícios e esforços muito grandes, por isso querem ganhar. Percebo algumas expressões de ansiedade. É mais fácil olhar para fora da janela do que para o espelho. Acho que todos têm a perder com ambientes de tensão", sublinhou.

Vítor Pereira foi criticado pelos responsáveis portistas por ter feito uma análise pública após as queixas do Benfica no desafio com o V. Guimarães, mas o responsável pelos árbitros vincou não existir ligação entre a posição pública assumida e as críticas. Mais, Vítor Pereira deixou a entender que tal se vai repetir no futuro.

"No mandato anterior a estratégia de comunicação passava por não fazer intervenções. Apesar de sermos as mesmas pessoas, estamos num mandato novo e decidimos adoptar uma nova estratégia comunicacional. Não andamos a reboque de ninguém. Fazemo-lo quando entendemos que pode ser uma mais-valia. Vamos manter uma política de comunicação mais activa, independentemente das interpretações que dela possam retirar. Se entendermos ser vantajoso, poderemos mesmo permitir que um árbitro faça declarações sobre determinada matéria", rematou.