A medalha de campeão do mundo de futebol conquistada pelo antigo internacional inglês Nobby Stiles, em 1966, foi hoje leiloada pela quantia de 188 200 libras (215 000 euros) na Escócia.

A medalha de Stiles do Mundial de 1996, prova que projectou a nível planetário o nome Eusébio e no qual Portugal conquistou o terceiro lugar, foi adquirida pelo antigo clube de Stiles, o Manchester United, por uma soma que constitui um recorde mundial em leilão de uma medalha no futebol.

O Manchester United, que pretende colocar a peça no museu do clube, também se mostrou interessado em comprar a medalha conquistada por Nobby Stiles em 1968, na final da Taça dos Campeões Europeus disputada em Wembley, frente ao Benfica, pela quantia de 49 000 libras (cerca de 56 000 euros) revelou à France Press um porta-voz da leiloeira Convery.

O Benfica perdeu com os “red devils” essa final no prolongamento por 4-1, depois de um empate a um golo no final do tempo regulamentar.

O boné usado por Stiles na celebração da vitória por 4-2 sobre a Alemanha na final do Mundial de 1996 também foi vendido por 35 287 libras, o correspondente a 40 500 euros.

Stiles, de 68 anos, explicou à BBC que estava a vender as suas lembranças para poder sustentar a sua família

“Sempre quis deixar a colecção inteira aos meus filhos, mas, tendo três, como é que a vou dividir entre eles? Cada um deles decidiu escolher algumas peças que quiseram conservar”, disse Stiles, cujo salário nunca se aproximou das verbas hoje auferidas pelos futebolistas actuais, e que vive numa modesta casa não muito distante do estádio de Old Trafford, em Manchester.