O Vitória de Guimarães de Manuel Machado, com esta vitória sobre os algarvios, soma 15 pontos, os mesmos que o Sporting, e ascende à terceira posição da tabela classificativa.

Edgar marcou o seu quarto golo no campeonato na conversão de uma grande penalidade, aos 39 minutos, tendo Maranhão fechado a contagem no início da segunda parte (53), numa altura em que o Vitória já jogava em superioridade numérica por expulsão de Pedro Silva no final do primeiro tempo, dando um triunfo que o Vitória já não saboreava há mais de um mês na Liga.

Apesar de tudo, a equipa algarvia foi a melhor em campo na primeira parte, descontando os últimos minutos de algum desnorte, tendo-lhe pertencido as principais oportunidades de golo, salvas por um Nilson de grande nível.

Aos 12 e 25 minutos, o guardião brasileiro parou com excelência os remates em arco de Ventura e Renatinho e, logo a seguir (26), voltou a impedir o golo adversário com uma difícil defesa a remate de André Pinto, já bem dentro da área.

O Vitória não conseguia ligar uma jogada com início, meio e fim e só respondeu aos 30 minutos com um bom remate de Rui Miguel, mas à figura de Ventura.

Contra a corrente do jogo, os minhotos viriam a adiantar-se no marcador através da marcação de uma grande penalidade que puniu uma falta de Ricardo Pessoa sobre Edgar e que o avançado brasileiro converteu com precisão (39).

Ainda antes do intervalo, Pedro Silva foi expulso por palavras dirigidas a um árbitro assistente, deixando o Portimonense reduzido a 10 unidades e, aproveitando-se dessa superioridade numérica, o Vitória chegou com alguma naturalidade ao segundo golo pouco após o reatamento (53), por Maranhão, que concluiu com frieza uma excelente abertura de Bruno Teles de cerca de 30 metros.

Com total controlo da partida, a equipa da casa reduziu o ritmo de jogo, mas podia ter aumentado por Edgar (cabeçada à trave, 70) e Maranhão (75), tendo permitido apenas um lance fortuito ao Portimonense (centro de Renatinho, aos 59, que quase enganou Nilson).

No final da nona jornada, na tabela classificativa, os minhotos apenas são ultrapassados pelo líder FC Porto e o Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.