Os dois primeiros “clássicos” dirigidos por Pedro Proença jogaram-se na segunda volta do campeonato e terminaram empatados a uma bola, com os “dragões” a chegarem aos jogos com apenas um ponto de avanço na Liga portuguesa.

A 01 de Abril de 2007, no Estádio da Luz, num jogo sem polémicas, Pepe, no final da primeira parte, deu avanço ao FC Porto, mas Lucho Gonzalez acabaria por marcar na própria baliza, aos 83 minutos, após um cabeceamento de David Luiz.

Quase dois anos depois, a 08 de Fevereiro de 2009, no Dragão, Pedro Proença já não passou tão despercebido em novo empate a uma bola.

Depois de Hassan Yebda ter colocado o Benfica a vencer em cima do intervalo, o FC Porto acabaria por chegar ao empate, por Lucho Gonzalez, na marcação de uma grande penalidade.

Contudo, o castigo máximo surgiu na sequência de uma simulação de Lisandro Lopez, que acabaria por ser castigado.

O árbitro lisboeta já arbitrou dois “derbies” lisboetas, com o Benfica a perder em 2004 frente ao Sporting, por 3-1, e a empatar a zero na última temporada.

Pedro Proença também já dirigiu dois “clássicos” FC Porto – Sporting, com os “dragões” a empatarem a uma bola em 2006 e a vencerem por 1-0 no ano seguinte.