O administrador executivo da SAD de futebol do Benfica considerou hoje os resultados da época anterior, com prejuízos na ordem dos 19 milhões de euros, “globalmente positivos”, destacando o aumento de cerca de 40 por cento dos proveitos totais.

“Globalmente é um ano muito bom, com este crescimento de 41 por cento em proveitos totais, essencialmente influenciado pelas receitas de bilheteira. Em todas as rubricas, incluindo o merchandising, toda a componente de patrocínios subiu. A única rubrica na qual tivemos um ligeiro decréscimo, foi em termos de transmissões televisivas”, disse Domingos Soares de Oliveira, em declarações aos órgãos de comunicação “encarnados”.

“As contas reflectem a estratégia de forte investimento no plantel e nos nossos jogadores e, por outro lado, na opção de consolidação da Benfica Estádio dentro da Benfica SAD”, continuou o responsável, sublinhando os “dois grandes factores que influenciaram as contas”.

Soares de Oliveira adiantou que a participação na actual edição da Liga dos Campeões, ao invés da Liga Europa no ano passado, “vai permitir um aumento significativo das receitas” (entre “os 10 e os 20 milhões de euros”), algo que “já seria suficiente para cobrir o prejuízo do último ano”, esperando que em 2011

“seja já um ano de resultados positivos”.

“O passivo cresceu, mas cresce pelo efeito da consolidação, ou seja, quando analisamos os resultados da SAD, já não analisamos de forma isolada. Hoje, tem uma expressão de 370 milhões de euros e é importante referir aos accionistas e aos benfiquistas em geral, que destes 370 milhões de euros, cerca de 217 milhões são o valor de dívidas, quer ao sistema financeiro, quer em termos de obrigações e de papel comercial, portanto, o nosso endividamento mantém-se nos mesmos níveis que tinha”, disse.