FC Porto e Benfica disputam domingo o segundo “clássico” da liga de futebol de 2010/2011, que pode lançar quase em definitivo para o título os “dragões”, com mais sete pontos do que as “águias” à entrada para a décima jornada.

Num comparativo ao primeiro “clássico” entre os dois clubes da temporada passada, o cenário mudou quase todo, à excepção... dos emblemas.

Os dois maiores clubes portugueses jogaram primeiro na Luz na época passada, enquanto se cruzam agora no Dragão em situações bem diferentes. A 20 de Dezembro de 2009, defrontaram-se na Luz, com o Benfica a receber o rival partilhando a liderança com o Sporting de Braga e com mais um ponto que FC Porto, que seguia em terceiro.

Um golo de Saviola, pouco depois dos primeiros 20 minutos, assegurou o triunfo dos “encarnados”, à 14.ª jornada. Depois, o Benfica somou, até final do campeonato, apenas mais uma derrota, precisamente no Dragão, na penúltima ronda, numa altura em que os “dragões” já estavam fora da corrida e que o Benfica lutava “taco a taco” com o Sporting de Braga.

Agora, o FC Porto recebe o Benfica numa posição muito mais confortável que os campeões nacionais. Lidera destacado o campeonato, com mais sete pontos do que o perseguidor directo. Uma vitória coloca a equipa orientada por André Villas-Boas com dez pontos de vantagem e com um “passo de gigante” para recuperar o troféu.

Ao contrário, uma vitória da equipa de Jesus relança o Benfica na luta pelo título, encurtando para quatro pontos a distância para o líder.

Na época passada, o melhor currículo pendia claramente para o Benfica, sobretudo nas contas dos golos. Entrava para o “clássico” da Luz com nove vitórias, três empates e uma derrota, sofrida em Braga na nona ronda.

Já o FC Porto, deslocava-se a Lisboa com o mesmo número de vitórias, menos um empate e mais duas derrotas. As diferenças acentuavam-se no registo de golos: o Benfica com 37 marcados (média de quase três por jogo) e nove sofridos, enquanto o FC Porto entrava na Luz com menos dez marcados e mais um sofrido.

Comparativamente à época passada, foram disputados menos quatro jogos à entrada do “clássico”. O FC Porto perdeu apenas dois pontos (empate 1-1 em Guimarães), já marcou 20 golos e sofreu apenas quatro, enquanto o Benfica marcou apenas 13 e sofreu seis, somando já três derrotas, embora chegue ao Dragão com uma série de cinco triunfos consecutivos (7-0 em golos).