O “pesadelo” vivido pelo Benfica no domingo à noite no Estádio do Dragão, com uma goleada por 5-0, apenas encontra paralelo na Liga de futebol há mais de 20 anos, quando as “águias” foram goleadas em Alvalade por 7-1.

Ao longo do tempo existiram para o campeonato outras derrotas significativas dos “encarnados”, mas nunca por uma diferença de cinco ou mais golos. Para isso, é preciso recuar quase 24 anos, quando, a 14 de Dezembro de 1987, o Sporting humilhou o Benfica.

O triunfo histórico dos “leões” – numa época em que as “águias” até foram campeãs - transformou-se em motivo de conversa e num episódio habitualmente lembrado pelos adeptos "verde e brancos" quando se trata da rivalidade entre os dois emblemas de Lisboa.

Na ocasião, o Sporting chegou ao intervalo a vencer por 1-0 (golo de Mário Jorge), mas, na segunda parte, destroçou o Benfica, com mais um golo de Mário Jorge, um de Ralph Meade e quatro de Manuel Fernandes, enquanto Vando marcou para as “águias”.

Em outras competições não é preciso esperar tanto para encontrar alguns dos resultados mais "negros" do Benfica, em especial na segunda metade da tão “famosa” década de 90, com o clube “encarnado” em constante convulsão.

Nas provas europeias, uma derrota maior do que a sofrida no domingo aconteceu há quase 11 anos, quando os “encarnados” foram goleados por 7-0 pelo Celta Vigo, em jogo da já extinta Taça UEFA, disputado em Novembro de 1999.

Outro importante desaire e que deixou marcas na memória “colectiva” dos adeptos de futebol foi uma goleada também imposta pelo FC Porto, em plena Luz, por 5-0, em jogo da Supertaça, disputado na época de 1995/96 (18 Setembro 1996).

Mais recentemente, o Benfica sofreu outras derrotas, nomeadamente no último ano frente ao Liverpool (4-1 em Anfield Road), ou há duas épocas com o Olympiacos (também fora, por 5-1), mas provavelmente não tão marcantes quanto a de domingo.

O FC Porto já tinha vencido esta época o Benfica na Supertaça (2-0), mas a vitória nesta 10.ª jornada marcou bem as diferenças entre a actual capacidade de “dragões” e de “águias”, com os primeiros a vincarem o seu caminho para o título.

O campeonato tem um terço cumprido e o FC Porto usufrui não só de uma vantagem de 10 pontos, mas de um capital de confiança e supremacia em relação aos restantes candidatos, entre eles o campeão Benfica.

O triunfo no Estádio do Dragão, com golos de Varela (12 minutos), Falcão (24 e 28) e Hulk (80 e 90), tem o mérito de marcar essas distâncias e entrará, provavelmente, no restrito leque de jogos que os adeptos vitoriosos gostam de lembrar até à exaustão.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.