O jogo prometia emoções fortes e Sporting e Vitória de Guimarães não defraudaram as expectativas. O filme da primeira parte até anunciava um final feliz para os leões, que não esconderam o moral adquirido pela possibilidade de igualar o Benfica no 2º lugar. 

O Sporting entrou dominador e podia ter marcado por duas vezes nos primeiros dez minutos, mas o golo só surgiu aos 16’, através de Postiga. O avançado assinou o seu primeiro golo no campeonato, depois de muitas tentativas frustradas pelos postes, na sequência de uma assistência do chileno Valdés. No entanto, a posição do médio no momento da desmarcação deixou algumas dúvidas.

Entretanto, o árbitro Elmano Santos lesionou-se e teve de dar o lugar a André Gralha, que foi fortemente contestado pelas duas equipas.

Sempre em controlo dos acontecimentos, apesar de alguns contra-ataques venenosos dos vimaranenses, não foi surpresa o segundo golo leonino. Desta feita, a polémica foi bem maior. Aos 29’, Vukcevic ensaia um canto directo e Nilson embrulha-se com a bola na linha de baliza, com os jogadores leoninos a pedirem golo. O árbitro auxiliar valida o golo e André Gralha seguiu a indicação do seu assistente, que de imediato se viu rodeado por um batalhão de jogadores do Vitória de Guimarães, revoltados com a decisão da equipa de arbitragem.

O 2-0 espelhava a superioridade do Sporting, indiferente à polémica que rodeou os seus golos.

Na segunda parte, os leões tentaram gerir o ritmo da partida, mas o atrevimento do Guimarães começou a criar cada vez mais problemas.

O lance capital da partida chegou com a expulsão de Maniche, aos 72’, por agressão a Rui Miguel. Depois dessa expulsão, a equipa de Paulo Sérgio perdeu o rumo por completo.

Em três minutos, Targino, que saltara do banco poucos tempo antes, fez o empate (77’ e 79’)  e deixou os 20093 adeptos incrédulos.  O ‘golpe de teatro’ da antiga equipa de Paulo Sérgio foi conseguido aos 88’, com Bruno Teles a encostar na pequena área para o surpreendente triunfo do V. Guimarães, por 3-2. 

O apito final deu início à festa minhota e aos assobios dos adeptos do Sporting a Paulo Sérgio, cuja equipa está com 10 jornadas a 13 pontos do líder FC Porto.