O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, apresentou hoje a sua recandidatura à presidência do clube, actual 10.º da Liga de futebol, para os próximos três anos, “porque não surgiu outra candidatura”.

O acto foi confirmado à agência Lusa pelo presidente da mesa da Assembleia-Geral (AG), João Gomes de Oliveira, que revelou ainda que o presidente da câmara de Braga, Mesquita Machado, está de volta a um cargo dirigente do clube, no caso à presidência do Conselho Geral, órgão consultivo dos “arsenalistas”.

Da lista hoje apresentada nota ainda para os novos presidentes da mesa da AG (José Mendes, vice-reitor da universidade do Minho) e Conselho Fiscal (Gaspar Vieira de Castro).

António Salvador esperou pelo último dia para a entrega da candidatura, desfecho previsível e esperado por dirigentes, sócios e adeptos do clube minhoto.

Lembrando a promessa deixada na última Assembleia-Geral (AG) de que nunca deixaria o Sporting de Braga cair num vazio directivo, o presidente “arsenalista” explicou ter tomado a decisão “porque não surgiu nenhuma candidatura”, apesar dos seus apelos, o que lamentou.

“Faço-o também porque sinto e vivo o Sporting de Braga de forma apaixonada e porque tenho um enorme respeito pelos seus associados, que são cada vez mais, e que fazem do clube o maior representante da cidade, da região e de todo o concelho”, assume António Salvador em comunicado dirigido aos associados.

Pedindo “desculpa” à sua família pela decisão que agora toma, o dirigente explicou que a demora na resolução “deveu-se única e exclusivamente” à sua “vida profissional e pessoal”.

Salvador, que assumiu a presidência do Sporting de Braga a 24 de Fevereiro de 2004, precisou que nunca cedeu a pressões e exigências para se recandidatar e que não alinha “em tentativas de aproveitamento e manobras”, negando em algum momento ter pedido quaisquer apoios.

A AG eleitoral já estava marcada para 3 de Dezembro (no auditório do Estádio Municipal de Braga, às 21h00) independentemente do cenário e António Salvador será eleito por aclamação, tomando posse de seguida.