Em entrevista ao Sapo Desporto, o ex-jogador leonino Carlos Xavier fez a antevisão de mais um clássico entre Sporting e FC Porto e reconheceu que desta vez o favoritismo vai por inteiro para a equipa de André Villas-Boas.

“O FC Porto está mais por cima do que o Sporting, quer em termos de jogo, quer em termos de eficácia. Leva uma série muito boa de jogos sem perder e por isso é favorito.”

Por se tratar de um clássico, Carlos Xavier admite que o resultado pode fugir às previsões. Já quanto ao título de campeão nacional, o ex-jogador leonino crê que o título dificilmente deixará de ir para o Dragão.

“Acho que o Porto tem o título praticamente assegurado. Com a vantagem de pontos que leva e a qualidade de jogo que apresenta, será muito difícil que o título lhe fuja. Em condições normais, dificilmente o Porto deixará fugir o título.”

Para Carlos Xavier, o sucesso azul e branco é resultado do trabalho do seu treinador, que merece grande parte dos louros: “O FC Porto actual é caracterizado pela eficácia, pelo poder ofensivo e defensivo, e acho que o André Villas-Boas tem muito do seu cunho nesta equipa e tem grande influência nesta fase que o FC Porto atravessa.”

Gostava de ver o seu Sporting em situação semelhante, mas assume que o plantel leonino não está em reais condições de lutar pelo título de campeão nacional.

“Temos de analisar o plantel do Sporting em termos globais e obviamente não podemos exigir que o Sporting, com um plantel como este nos dê grandes títulos. Há que cimentar e construir uma equipa para o futuro”, conclui Carlos Xavier.

O líder FC Porto, com 31 pontos, defronta sábado o Sporting, quarto classificado com 18 pontos, às 21h15 horas, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.