O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, foi suspenso por 10 dias, falhando assim a recepção ao Vitória de Setúbal, no próximo fim-de-semana, a contar para a 13.ª ronda da Liga portuguesa de futebol.

O castigo foi atribuído a Villas-Boas pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes após o segundo regresso do técnico aos balneários por ordem de um ‘juiz’, agora durante a segunda parte do ‘clássico’ de sábado, no Estádio José Alvalade, já com o resultado final estabelecido (1-1) diante do Sporting.

O treinador do FC Porto já tinha sido expulso no outro empate a um golo da equipa que lidera o campeonato, com oito pontos de vantagem sobre o Benfica, então em visita ao Vitória de Guimarães.

Villas-Boas foi punido com recurso aos artigos 109.1, 137 e 50.1 a) do Regulamento de Disciplinar da Liga de clubes, por “lesão da honra e da reputação”, devido ao incidente protagonizado com o árbitro da partida, o portuense Jorge Sousa.

Além de Villas-Boas, Jorge Sousa expulsara minutos antes o defesa central brasileiro Maicon, sancionado também com uma partida de suspensão, devido a falta sobre o avançado internacional português dos ‘leões’ Liedson, quando este se dirigia para a baliza adversária.

O comportamento do treinador dos ‘dragões’ originou ainda uma multa de 1340 euros, enquanto a reincidência no atraso no início ou reinício do jogo valeu outros 400 euros de coima, além dos 1500 euros por mais comportamentos incorrectos do público ‘azul e branco’.

O anfitrião, Sporting, também foi multado num total de 2250 euros por reincidência no comportamento incorrecto do público, com reflexo no jogo, incluindo “interrupção inferior a cinco minutos”, bem como atraso no começo ou recomeço da partida, devido aos inúmeros objectos arremessados das bancadas, principalmente maçãs.

Jogadores suspensos:

LIGA:
- 1 jogo:
Maicon (FC Porto).
Sougou (Académica de Coimbra).
Miguelito (Vitória de Setúbal).
Ney Santos (Vitória de Setúbal).
Silva (Vitória de Setúbal).
Danilo Dias (Marítimo).
Stojanovic (Nacional).
Leandro Salino (Sporting de Braga).
Godemeche (Naval 1.º de Maio).
Hauw (Naval 1.º de Maio).
LIGA DE HONRA:
- 1 jogo:
Tito (Varzim).
Pedro Santos (Varzim).
André Carvalho (Varzim).
Tiago Costa (Estoril-Praia).
Jean Sony (Leixões).
Tiago Valente (Desportivo das Aves).
Castanheira (Moreirense).
Rodrigo (Belenenses).
Wagnão (Sporting da Covilhã).