Uma para o campeonato (3 Abril), duas nos quartos de final da Liga Europa (07 e 14 de Abril), uma outra na segunda mão da Taça de Portugal (19 ou 20 de Abril) e, por último, na final da Taça da Liga (23 Abril).

Já numa perspectiva mais abrangente, o campeão em título, o Benfica, e o líder da Liga de futebol, o FC Porto, podem nos primeiros meses de 2011 e num cenário “limite” defrontar-se seis vezes, com uma discussão directa de, pelo menos, três troféus.

Com um único jogo garantido, a visita dos dragões à Luz a 3 Abril, na 25.ª jornada da Liga, um percurso de sucesso dos dois clubes em outras provas poderá levar a que se realize um grande número de clássicos entre Fevereiro e Maio.

Para chegarem ao “superlativo” dos seis jogos, as duas equipas teriam que, além do jogo da Liga, defrontar-se nos “quartos” ou “meias” da Liga Europa (dois jogos), nas meias-finais da Taça de Portugal (dois jogos) e na final da Taça da Liga.

Um cenário com menos jogos, mas com finais estaria também em aberto, basta que “águias” e “dragões” se encontrem na final da Taça da Liga (23 Abril), final da Liga Europa (18 Maio, em Dublin) e final da Taça de Portugal (22 Maio).

Se o êxito desportivo marcar o início do ano destes dois “grandes” do futebol português, as hipóteses de se disputar o clássico aumentam, podendo fazer com que desde Fevereiro e até ao final da época haja quase sempre “jogo grande”.

Chegar a meio de Maio significa que os dois clubes estarão na final da Liga Europa e Taça de Portugal, num intervalo de quatro dias, mas é abril o mês que pode ser inacreditável: as duas equipas podem estar frente a frente cinco vezes, entre 03 e 23 de Abril.

Com o Sporting já fora da Taça de Portugal, depois da eliminação nos oitavos de final, as hipóteses de jogo “grande” com “águias” ou “dragões” no início de 2011 diminui, colocando-se um cenário de quatro jogos no máximo.

O Sporting tem os compromissos para a Liga (recebe o Benfica a 20 Fevereiro e visita o FC Porto a 17 Abril), mas pode disputar duas finais com os “dragões”, na Liga Europa e na Taça da Liga, enquanto com o rival de Lisboa apenas na prova europeia.

A situação surge assim porque os “leões” já sabem que na Taça da Liga apenas poderão defrontar o Benfica nas meias-finais, devido ao sorteio já definido para os vencedores de cada um dos quatro grupos.

Jogos e Datas:
Benfica – FC Porto, 25.ª jornada (3 Abril).
Sporting – Benfica, 20.ª jornada (20 Fevereiro).
FC Porto – Sporting, 27.ª jornada (17 Abril).
Possibilidades para jogos entre Benfica e FC Porto:
Taça da Liga, final (23 Abril).
Quartos de final Liga Europa (07 e 14 Abril) ou Meias-finais Liga Europa (28 Abril e 5 Maio) ou final Liga Europa (18 Maio).
Meias-finais Taça Portugal (1 ou 2 Fevereiro, 1.ª mão e 19 ou 20 Abril, 2.ª mão) ou final Taça Portugal (22 Maio).
Possibilidades para jogos entre FC Porto e Sporting:
Taça da Liga, final (23 Abril).
Quartos de final Liga Europa (07 e 14 Abril) ou Meias finais Liga Europa (28 Abril e 5 Maio) ou final Liga Europa (18 Maio).
Possibilidades para jogos entre Sporting e Benfica:
Meias-finais da Taça da Liga (2 ou 3 Março).
Quartos de final Liga Europa (07 e 14 Abril) ou Meias-finais Liga Europa (28 Abril e 5 Maio) ou final Liga Europa (18 Maio).