FC Porto e Benfica têm os melhores resultados do ano, tanto mais que são os únicos que conquistaram troféus, com o Benfica a arrecadar o campeonato e a Taça da Liga e o FC Porto a fechar a época com a Taça de Portugal e a abrir a seguinte com a Supertaça.

A diferença para 2009 mostra sobretudo um crescimento do FC Porto, líder da edição actual da Liga de futebol (com mais oito pontos do que o Benfica), com mais jogos disputados, maior número de vitórias e uma subida significativa na sua produção ofensiva (golos).

A equipa azul e branca disputou mais três jogos do que o ano passado (55 contra 52), venceu mais (44 triunfos contra 34) e teve uma segunda metade de ano em que Falcao, Hulk e Varela mostraram ser um ataque temível, terminando o ano com um total de 131 golos.

A barreira centenária foi ultrapassada e por largos números. O FC Porto passou dos 96 golos em 2009 para 131 em 2010, conseguindo - e superando - o que apenas o Benfica tinha conseguido no ano transacto, a ultrapassagem da fasquia da centena de golos.

A equipa "encarnada", que tinha igualmente tido grande produção na segunda metade de 2009, terminou esse ano civil com 102 golos e o actual com 103, sendo, a par do FC Porto, a única a chegar aos três dígitos no que respeita a golos.

A quebra do Benfica em 2010 surge na segunda metade do semestre e já arranque de nova época, com as "águias" a somarem uma série praticamente consecutiva de derrotas (na supertaça e três jogos nas primeiras quatro jornadas).

Curiosamente na média de vitórias o ano é mais positivo para os dois emblemas, com o FC Porto a chegar aos 80 por cento (o ano passado teve 65,3), com 44 triunfos em 55 jogos, e o Benfica aos 70 (65,9 em 2009), com 35 triunfos em 50 jogos.

Nos golos, uma vez mais o Benfica mostrou pontaria afinada, com um total de 103 golos, mais um do que os 102 marcados em 2009.

Num plano mais abaixo surgem então Sporting de Braga e Sporting, com os bracarenses, os surpreendentes vice-campeões, a terem melhor média de vitórias (57 por cento) do que os "leões" (54 por cento).

O Sporting, a seguir ao FC Porto, é a equipa com mais jogos disputados (53), com um registo de 29 vitórias, nove empates e 15 derrotas, enquanto o Braga acumulou 47 jogos, dos quais venceu 27, empatou cinco e perdeu igualmente 15.

Nos golos marcados pelas duas equipas é grande a diferença para FC Porto e Benfica, com o Sporting a ficar pelos 89 golos, enquanto o Sporting de Braga (a equipa com menos jogos) chegou "apenas" aos 77.

Dos quatro clubes, impressionante é o FC Porto ter tão somente três derrotas (na Liga com o Sporting, na Taça Liga com o Benfica e na Liga dos Campeões com o Arsenal) em todo o ano, num claro contraste com 15 derrotas de Braga e Sporting e 11 de Benfica.