Agostinho Oliveira, antigo seleccionador português de futebol de vários escalões, vai ser o responsável pela área da formação do Sporting de Braga, que incluirá uma academia, confirmou hoje à agência Lusa fonte ligada ao processo.

O treinador, que tem 63 anos e representou os “arsenalistas” enquanto jogador, foi contratado como uma “aposta clara no futuro do clube, ficando responsável pelo sector, desde as ‘escolinhas’ até uma possível equipa B de seniores”, segundo a mesma fonte, segundo a qual a academia vai "arrancar em breve".

Agostinho Oliveira “vai responder directamente ao presidente” do clube, António Salvador, como já sucede com o director desportivo, o antigo internacional luso Fernando Couto, “servindo de elo de ligação entre o futebol de formação e o departamento profissional”.

Em Setembro, o técnico natural da Póvoa do Lanhoso não viu a sua ligação à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) renovada depois de ter ficado interinamente à frente da selecção principal, dada a suspensão e posterior dispensa do então seleccionador, Carlos Queiroz.

Oliveira já tinha orientado a “equipa das quinas” temporariamente em 2002, entre a saída de António Oliveira e a contratação do brasileiro Luiz Felipe Scolari.

Na FPF, desempenhou igualmente os cargos de seleccionador nos escalões de Sub-21 e Sub-23, entre outros.