Com “dragões” e “águias” separados por oito pontos, o Benfica continua sem “crédito pontual” na luta pelo título e a visita ao reduto da União de Leiria é praticamente mais uma “final” para a equipa de Jorge Jesus.

Em Leiria, a motivação é grande, com a equipa colocada no quarto lugar do campeonato e a atravessar a sua melhor série da época: cinco jogos de invencibilidade (quatro vitórias e um empate) e a um ponto do terceiro lugar, ocupado pelo Sporting, que recebe o vice-campeão Sporting de Braga.

Os “encarnados” também atravessam um bom momento, com o argentino Sálvio a começar a destacar-se, e para trás parece ter ficado o mau arranque de época e a inesperada goleada (0-5) sofrida no Estádio do Dragão.

Antes de o Benfica entrar campo saberá já o resultado do FC Porto, que sábado recebe o Marítimo (19h15) e pretenderá manter a invencibilidade na Liga, depois de ter sofrido com o Nacional (1-2), na Taça da Liga, a primeira derrota da época.

No Dragão encontram-se as duas equipas com as melhores séries sem derrotas no campeonato. O FC Porto com um percurso ímpar (em 14 jogos, ganhou 12 e empatou dois) e o Marítimo invicto desde a sexta jornada (após a qual somou três triunfos e cinco empates).

O bom percurso do Marítimo na Liga contrasta, no entanto, com o último resultado, que, tal como o do FC Porto, aconteceu na Taça da Liga, prova em que a equipa treinada por Pedro Martins perdeu por 2-0 no Estádio da Luz.

A ronda que conclui a primeira volta da Liga “oferece” também um prometedor Sporting-Sporting de Braga, sábado, no Estádio de Alvalade (21h15), num jogo com menos peso em relação à última época, mas que coloca “leões” e “arsenalistas” nas contas europeias.

O Sporting é terceiro classificado, a 13 pontos do líder, enquanto o Sporting Braga está na sétima posição, a 18 pontos do FC Porto.

O Vitória Guimarães (quinto classificado) enfrenta a jornada com uma recepção à “frágil” Naval, que estreará o treinador brasileiro e ex-jogador do Benfica Carlos Mozer, com os minhotos a terem oportunidade de ganhar pontos na frente, em relação a Benfica, Sporting ou Leiria.

Se a Naval (cinco pontos em 14 jornadas) procura fugir à zona de descida, o mesmo acontece com Portimonense (nove pontos) e Vitória Setúbal (13), que se defrontam sexta-feira, na abertura da jornada.

Outros jogos da ronda opõem o Rio Ave (13.º) ao Olhanense (11.º), a Académica (nona) ao Paços de Ferreira (12.º) e o Nacional (sexto) ao Beira-Mar (oitavo).

Programa da 15.ª jornada

- Sexta-feira (7 jan):
Portimonense - Vitória de Setúbal, 20h15.

- Sábado (8 jan):
FC Porto – Marítimo, 19h15.
Sporting - Sporting de Braga, 21h15.

- Domingo (9 jan):
Rio Ave – Olhanense, 16h00.
Nacional - Beira-Mar, 16h00.
Académica - Paços de Ferreira, 16h00.
Vitória de Guimarães - Naval 1.º Maio, 18h00.
União de Leiria – Benfica, 20h15.