O treinador da União de Leiria, Pedro Caixinha, deseja vencer o Benfica domingo e garantir, no final da primeira volta, os 27 pontos que calcula serem necessários para assegurar a manutenção na Liga portuguesa de futebol.

Hoje, no final do treino matinal, o técnico lembrou que os leirienses estão «a uma vitória dos objectivos mínimos», pelo que o encontro com o Benfica, no Estádio Municipal de Leiria, relativo à 15.ª jornada da prova, é a forma de chegar à manutenção «o mais cedo possível.

«Queremos atingi-la (a manutenção) o mais cedo possível, se puder ser já domingo», sublinhou Pedro Caixinha, indiferente ao facto de estar perto de conseguir a melhor primeira volta da história da União de Leiria e de Jorge Jesus, agora técnico dos “encarnados”, ter sido o último técnico ao comando dos leirienses a garantir uma vitória sobre o Benfica, em 2005/06 (3-1).

«Não sabia disso. Só quero ganhar o jogo e somar 27 pontos. Os 14 jogos que levamos disputados permitem-nos estar nesta posição, mas queremos mais. Queremos chegar ao final e dizer: este é o fruto do nosso trabalho», frisou.

Frente ao Benfica, «que é o actual campeão nacional» e vive «o melhor momento da época, quer em termos colectivos quer dos muitos valores individuais que tem», a União de Leiria vai apresentar-se diferente da que terminou o ano.

O melhor marcador da equipa, o avançado brasileiro Carlão, saiu para o Kashima Antlers, do Japão, e o experiente médio Silas, titular em 12 jogos, transferiu-se para o Limassol, do Chipre.

«São duas mudanças importantes. Carlão e Silas foram fantásticos no tempo em que aqui estiveram, mas já pertencem ao passado», lembrou Caixinha.

O treinador da União de Leiria já decidiu quem os vai substituir no “onze”, mas não revela: «Estaria a dar cartas ao adversário. Provavelmente o Benfica já sabe quem vai jogar. Mas se me derem a equipa do Benfica, eu dou a minha sem problemas».

Em termos estratégicos, nada será diferente: «Não vamos mudar a estratégia, os jogadores que vão ocupar os lugares deles é que têm características diferentes».

Ainda assim Pedro Caixinha fala de eventuais surpresas domingo, a propósito do júnior Jardel e do juvenil Carlos Daniel, inscritos em Janeiro.

«O Jardel está a crescer e esperamos que o crescimento seja concretizado em competição. Pode haver surpresas, se calhar já domingo», disse.

De fora, ficam os reforços Batiste e Iturra, ambos ainda sem inscrição na Liga formalizada.

Pedro Caixinha aproveitou ainda para fazer o balanço da primeira volta. Os leirienses são uma das surpresas da prova, em quarto lugar, com apenas menos um ponto do que o terceiro classificado, o Sporting.

«O que fizemos só surpreendeu aqueles que não trabalham connosco diariamente. Os que acompanham, sabem a qualidade e ambição que esta equipa tem e a qualidade que estes jogadores têm para fazer face à exigência e crescerem», finalizou.

O jogo entre a União de Leiria e o Benfica está marcado para as 20h15 de domingo, em Leiria, com arbitragem de Duarte Gomes (Lisboa).