O árbitro lisboeta foi a figura da cerimónia por ter recebido pela primeira vez as insígnias da FIFA, ocupando a vaga aberta pela saída forçada do seu colega de Setúbal, que atingiu o limite de idade.

João Capela confessou sentir-se honrado em receber as insígnias da FIFA e manifestou a intenção de «dignificar as pessoas que o apoiaram e chegar o mais alto possível na carreira», focalizando-se em cada jogo «como sempre tem feito».

Reconheceu que esta distinção «acarreta maior responsabilidade» e teve um acesso de humildade: «Cheguei a um patamar que muitos colegas meus, que talvez se dedicaram mais do que eu, nunca chegaram. Vou tentar dignificar cada vez mais a função que exerço».

Finalmente, questionado sobre a intenção já manifestada pela FIFA no sentido de ter apenas árbitros profissionais no Mundial2014, a disputar no Brasil, João Capela aprovou a ideia: «Parece-me uma boa medida. Os árbitros têm de caminhar para o profissionalismo. Se hoje os jogadores, treinadores, dirigentes e clubes são profissionais também os árbitros o devem ser».

Quem também falou à imprensa foi o árbitro internacional Bruno Paixão, que irá dirigir o Sporting-Sporting de Braga no sábado para a Liga portuguesa de futebol. Confrontado com declarações do treinador bracarense Domingos Paciência, segundo as quais «esperava acabar o jogo com onze jogadores», o árbitro setubalense foi lacónico: «Não ouvi essas declarações. No entanto, espero que percebam que a minha missão é aplicar as leis do jogo e os regulamentos da Liga».

Além de João Capela no futebol de 11, outros dois árbitros, na modalidade de futsal atingiram o estatuto de internacionais, Nuno Bogalho, da Associação de Futebol de Coimbra, e Mário Lobo Silva de Viana do Castelo.

O quadro de árbitros internacionais de futebol de 11 passou a ser composto por Olegário Benquerença, Pedro Proença, Bruno Paixão, Duarte Gomes, Jorge Sousa, João Ferreira, Carlos Xistra, Artur Soares Dias e João Capela.

Em relação aos árbitros assistentes do futebol de 11, não houve alterações no quadro de internacionais para 2011, que é composto por Bertino Miranda, José Cardinal, João Santos, Tiago Trigo, Serafim Nogueira, Alfredo Braga, José Ramalho, Sérgio Serrão, Venâncio Tomé e Ricardo Santos.

No futebol de praia voltaram a receber as insígnias da FIFA os árbitros Carlos Frazão e Carlos Francisco, ambos de Leiria, enquanto no sector feminino do futebol de onze as contempladas foram os árbitros Sandra Bastos, de Aveiro, Berta Tavares, de Vila Real, e Márcia Pejapes, de Leiria.