O defesa central Ricardo, do Vitória de Guimarães, quinto classificado da Liga de futebol, admitiu hoje que o grupo «não fica imune» à contestação dos adeptos na sequência dos maus resultados das últimas jornadas.

O Vitória de Guimarães já não vence para o campeonato desde a recepção ao Sporting de Braga, na 11.ª jornada, há dois meses, tendo amealhado um ponto em 12 possíveis nas últimas quatro rondas e ainda perdido o recente “derby” minhoto para a Taça da Liga (pelo meio eliminou o Torreense, da II divisão, da Taça de Portugal).

No domingo, averbou a primeira derrota em casa, diante do “lanterna vermelha” Naval 1.º de Maio, que já não vencia desde 22 de Agosto de 2010, e falhou o objectivo publicamente assumido pelo treinador vitoriano, Manuel Machado, de terminar a primeira volta com 25 pontos.

Findo o jogo, alguns adeptos deslocaram-se ao hotel onde a equipa se junta no final das partidas para criticarem jogadores, equipa técnica e dirigentes.

O experiente jogador disse hoje que o plantel «tem consciência de que este último ciclo não foi positivo» e que a equipa está a passar «uma fase menos boa».

«Nunca se fica imune a uma contestação e, apesar desta não ter sido em massa, foi uma amostra da insatisfação. Houve uma troca de palavras e ideias com os adeptos e temos de os compreender, porque eles apoiam-nos sempre e estão insatisfeitos - mas nós também. Temos de saber lidar com isso», frisou.

Para dar a volta à situação, o grupo tem que «continuar a trabalhar todos os dias de forma séria, como até aqui, e cada um, na sua missão, procurar ser mais rigoroso para que o todo funcione».

Na 16.ª jornada, primeira da segunda volta, o Vitória de Guimarães recebe o Olhanense, no sábado, às 19h15, e para o central é «imperioso vencer», tal como em «todos os jogos» que o Vitória participa, dada a sua «grandiosidade», sendo que desta feita «é importante ganhar» para inverter o «ciclo negativo».