O extremo Alan acredita que o Sporting de Braga vai conseguir em Portimão a primeira vitória da época fora de casa, sexta-feira, na 16.ª jornada da Liga de futebol, e considera que o plantel está agora mais unido.

Cumprida que está a primeira volta do campeonato, minhotos e algarvios, precisamente, são os únicos que ainda não venceram fora, mas o jogador brasileiro quer inverter a situação já no próximo jogo.

«Estamos a fazer tudo para conquistar vitórias fora, o que infelizmente não tem acontecido, mas vamos para Portimão para vencer», afirmou à margem de uma visita de uma delegação do clube a mais uma escola do concelho.

Alan disse sentir que o grupo está «mais forte e mais unido do que há algumas semanas», graças a uma atitude mais dialogante o que, revelou, nem sempre aconteceu.

«Estamos a conversar cada vez mais e acho que o diálogo é importante (...). O diálogo, e não estar a discutir com o outro, é o mais importante, tanto no futebol, como em qualquer profissão e em alguns momentos, não vou dizer quais, isso faltou», admitiu, frisando que a mudança não está relacionada com a saída de jogadores na reabertura do ‘mercado’.

Segundo Alan, a determinada altura surgiram algumas notícias que «não eram verdade» e que, «parecendo que não, podem destruir um grupo e deixar alguns jogadores abalados se não se estiver com a cabeça forte».

A derrota com o Sporting (2-1) foi digerida a custo pelo grupo de trabalho, mas Alan considera que a equipa está em crescendo e que vai conseguir o objectivo a que se propôs, ou seja, ficar nos quatro primeiros lugares.

«Todos viram o futebol que praticámos lá, estamos cada vez mais unidos e vimos demonstrando isso dentro de campo, como nos jogos em casa com a Académica e Vitória de Guimarães. Contra o Sporting tivemos uns erros que não podemos cometer e perdemos o jogo», lamentou.

Ser a desilusão da temporada, como alguns analistas apontam face ao rendimento da última época, deixa os jogadores «tristes», até pelo que fizeram na Liga dos Campeões, mas ao mesmo tempo, adiantou, no plantel também é feita uma autocrítica e «cada um tem que pensar no que está a fazer de mal e tentar melhorar».

O jogo entre o Portimonense, 15.º classificado (com nove pontos), e o Sporting de Braga, sétimo (20), realiza-se no sábado no Estádio Algarve, em às 20h15, e será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.