O Rio Ave é a equipa que mais jogadores portugueses utilizou até ao final da primeira volta da Liga portuguesa de futebol, contrapondo com o Marítimo, o mais “estrangeiro” clube do primeiro escalão.

Entre os “grandes”, o Sporting, a equipa da Liga a que menos jogadores recorreu até ao momento (20), é o conjunto com mais lusos, enquanto o FC Porto dá mais utilização a brasileiros e o Benfica a argentinos.

Tendo em conta os jogos da Liga e da Taça da Liga realizados até ao momento, o Rio Ave já colocou em campo 15 portugueses, seis brasileiros e um guineense, sendo que os lusos jogaram 171 vezes, contra as 55 dos “canarinhos” e as 11 do africano.

Nesta tabela, o Sporting ocupa o segundo lugar com 13 portugueses, em 151 ocasiões, o que representa 67,7 por cento das utilizações.

Os “leões” contaram também com dois brasileiros (25 vezes utilizados), dois chilenos (21), um argentino (1), um espanhol (9) e um montenegrino (13).

Apesar de ter actuado com mais portugueses do que brasileiros (oito contra seis), no FC Porto são os “canarinhos” os mais utilizados, uma vez que jogaram 68 vezes, mais cinco do que os lusos.

Nos “dragões”, realce também para os três uruguaios (29 utilizações), os três colombianos (28) e os três argentinos (23).

No Benfica, os cinco argentinos já jogaram 64 vezes, o que representa 28,6 por cento dos jogadores usados pelo treinador Jorge Jesus.

Os “encarnados” utilizaram os mesmos oito portugueses e brasileiros, embora os jogadores lusos tenham sido utilizados em mais duas ocasiões.

Na primeira metade da temporada, o Marítimo apenas recorreu a três portugueses, em 17 ocasiões, o que representa apenas 7,7 por cento.

Nos insulares, o Brasil é o país predominante, com 15 jogadores, utilizados 142 vezes, o que representa 64 por cento.

A segunda equipa menos portuguesa da Liga é o Sporting de Braga, que já usou sete portugueses (38 vezes), contra os 13 brasileiros (137).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.