No domingo, o líder FC Porto, com oito pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Benfica, procura somar o 16.º jogo sem derrotas na Liga e terá, em teoria, um adversário acessível, uma vez que recebe a “lanterna vermelha” Naval 1.º de Maio, que, contudo, vem de uma moralizadora vitória no terreno do Vitória de Guimarães, por 2-1, na estreia do treinador brasileiro Mozer.

Os “dragões” vêm de uma vitória difícil sobre o Pinhalnovense, da II divisão, por 2-0, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal.

O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, já deverá contar com o avançado colombiano Falcao, ao contrário dos uruguaios Cristian Rodriguez e Álvaro Pereira e do português Beto.

O campeão Benfica, que atravessa a melhor fase da temporada, coloca no domingo à prova o seu crescendo da forma frente à Académica, que venceu no Estádio da Luz na primeira jornada da Liga portuguesa de futebol.

Os “encarnados” chegam ao último encontro da 16.ª jornada com uma série de cinco vitórias consecutivas nas várias competições, somando o mesmo número de triunfos nos últimos cinco encontros da Liga.

Para o encontro de Coimbra, o treinador Jorge Jesus apenas não pode contar com o médio Javi Garcia, castigado, que deverá ser substituído pelo brasileiro Airton, tal como aconteceu na quarta-feira frente ao Olhanense (5-0), nos oitavos de final da Taça de Portugal.

A Académica, 10.ª classificada, atravessa um momento menos positivo e não venceu nas últimas três jornadas, em que foi duas vezes goleada e empatou em casa com o Paços de Ferreira, na estreia de José Guilherme como treinador.

A primeira vitória do substituto de Jorge Costa aconteceu na quarta-feira, frente ao União da Madeira, da II divisão, por 3-1, na Taça de Portugal.

No sábado, o Sporting, terceiro classificado, também encontra uma equipa com quem perdeu na primeira jornada, o Paços de Ferreira, apresentando dificuldades no ataque, uma vez que não poderá contar com Hélder Postiga e Yannick.

Os “leões” vêm de três triunfos consecutivos para a Liga, competição para a qual já não perdem desde início de Novembro.

A ronda abre na sexta-feira, com o vice-campeão Sporting de Braga, que soma cinco derrotas nos últimos sete encontros, a visitar o Portimonense, penúltimo, procurando a primeira vitória fora para a Liga.

Na luta pela Europa, no domingo, a União de Leiria, quarta classificada, recebe o Beira-Mar, oitavo, enquanto o Vitória de Guimarães, quinto, joga no sábado com o Olhanense, nono.

Nos outros dois encontros da ronda, Nacional (sexto classificado) e Rio Ave (14.º) jogam na Choupana, e o Vitória de Setúbal (13.º) recebe o Marítimo (11.º).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.