O treinador do Vitória de Guimarães lamentou hoje a perda da vantagem pontual sobre os mais directos concorrentes e afirmou que apenas com mais trabalho a equipa ultrapassará esta fase negativa na Liga de futebol.

«As últimas quatro jornadas não correram de acordo com o percurso anterior, tínhamos uma ‘almofada’ que nos permitia enfrentar a segunda volta com alguma vantagem sobre os nossos concorrentes mais directos, mas, infelizmente, por um conjunto de situações que se têm repetido, perdemo-la», notou Manuel Machado.

O técnico, que falava na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sábado em casa com o Olhanense, referente à 16ª jornada do campeonato, revelou que, «na sequência desses resultados menos bons», e por sua solicitação, «o presidente teve uma conversa com os jogadores para perceber quais os problemas técnicos e mentais» que expliquem a situação.

A vertente técnica, explicou Manuel Machado, tem muito a ver com a «dificuldade em guardar vantagens», como diante do Paços de Ferreira e da Naval, em casa, ou do Beira-Mar, fora, em que o Vitória esteve a vencer e só não perdeu com os pacenses (1-1). A vertente psicológica prende-se com a falta de «uma leitura correcta que a equipa tem que ter em cada momento do jogo», para manter ambas vantagens.

«Não sei se é inexperiência ou deslumbramento, sei que há um conjunto de coisas que têm acontecido, como as expulsões em Aveiro ou faltas dentro da área despropositadas que nos tem penalizado e levado a esses desfechos», avaliou.

Para o treinador, que renovou contrato por mais uma temporada nos últimos dias de Dezembro, a única terapia que conhece para ultrapassar este mau momento está «no trabalho».

Sobre o adversário de sábado, disse esperar, «como é óbvio», um “onze” diferente daquele que a equipa algarvia apresentou diante do Benfica, quarta-feira, em jogo da Taça de Portugal. Manuel Machado prevê que «o central que ficou na bancada [Jardel], o Carlos Fernandes e o Nuno Piloto» joguem de início.

Confrontado com a eventual pressão extra de jogar em casa, dada a contestação sentida durante esta semana, depois da derrota caseira diante da Naval na última jornada, Manuel Machado avisou:

«Quem está no Vitória de Guimarães tem de entender a sua filosofia e identidade.»