Face ao último encontro dos minhotos, em que o Vitória de Guimarães perdeu por 2-1 com a Naval, Manuel Machado promoveu três alterações na equipa inicial. Entram Freire, João Ribeiro e Jorge Ribeiro e saem Edson, Douglas e João Paulo.

O Vitória de Guimarães, que teve um inicio de época prometedor, já não vence para a I Liga desde a 11ª jornada (e no meio ainda teve a derrota com o Sporting de Braga para a Taça da Liga). O Olhanense já não vence desde a 7ª jornada.

A equipa algarvia vem de uma derrota pesada de 5-0 contra o Benfica, em jogo para a Taça de Portugal, no dia em que foi anunciada a contratação de Jardel para a equipa da Luz.

O Vitória de Guimarães, sexto classificado com 22 pontos, recebe, às 19h15, no Estádio D. Afonso Henriques, o Olhanense, nono com 19 pontos, em jogo da 16ª jornada do campeonato português.

Na primeira jornada, as duas equipas empataram a zero.

Vitória de Guimarães
Onze inicial: Nilson, Freire, Ricardo, Alex, João Alves, João Ribeiro, Cléber, Bruno Teles, Toscano, João Ribeiro e Edgar.
Suplentes: Serginho, Targino, Douglas, Rui Miguel, Flávio, Anderson e Maranhão.

Olhanense
Onze inicial: Ricardo Batista, Jardel, Maurício, Nuno Piloto, Ismaily, Rui Duarte, João Gonçalves, Jorge Gonçalves, Paulo Sérgio, Fernando e Yontcha.
Suplentes: Bruno Veríssimo, Toy, Djalmir, Cadu, Adilson, Maynard e Mexer.