O Beira-Mar venceu hoje pela primeira vez em Leiria para o campeonato, derrotando a União de Leiria por 3-0 em jogo da 16.ª jornada da Liga de futebol.

A equipa de Leonardo Jardim exibiu-se a excelente nível, triunfando com golos de Ronny, Artur e Wang, resultado justo numa tarde negra da União de Leiria, que se deixou ultrapassar por Guimarães e Nacional.

O conjunto de Pedro Caixinha sofreu a segunda derrota consecutiva em casa, depois de ter perdido com o Benfica há uma semana, também por 3-0, e falhou o objectivo de alcançar 27 pontos e a manutenção matemática, vendo ainda o Beira-Mar colocar-se a apenas um ponto.

A primeira meia hora do Beira-Mar foi muito consistente, com dinamismo e boa coordenação do meio campo, onde se destacou Artur, que rapidamente começou a explorar as fragilidades da defesa da União de Leiria.

Aos 14 minutos, Wilson Eduardo lançou o primeiro aviso, correndo para a baliza depois de fugir a Patrick, mas o remate foi um pouco ao lado da baliza de Gottardi.

Depois minutos depois, o Beira-Mar chegou ao golo, num lance bem construído, com Artur a surpreender novamente Patrick e a servir Ronny para o 1-0.

A União de Leiria não reagiu e continuou a denotar dificuldades de progressão. Só Pateiro esteve uns furos acima da mediania.

Na frente, a equipa local foi inofensiva: o estónio Zahovaiko e o chinês Zhang desesperaram os poucos adeptos que estiveram no Estádio de Leiria.

Aos 18 minutos, por exemplo, Pateiro levou ao limite o esforço para ganhar uma bola à defesa do Beira-Mar e cruzar para a pequena área, mas Zhang desperdiçou de forma incrível a oportunidade, rematando por cima. Foi a única ocasião clara de golo dos leirienses em todo o jogo.

Mesmo desacelerando, o Beira-Mar manteve longe da baliza de Rui Rego as investidas da União de Leiria. Paciente, segurou a vantagem, enquanto assistia às tentativas, tão vãs quanto desesperadas, do adversário para chegar ao empate. Nem com N'Gal em campo os leirienses se tornaram mais perigosos.

O meio campo do Beira-Mar continuava a ditar o ritmo e só falhava na eficácia dos cruzamentos. Ficava a impressão que se a equipa de Leonardo Jardim precisasse, mais facilmente chegaria ao segundo golo do que o Leiria ao empate.

Pedro Caixinha ainda tentou com Leandro Lima dar alguma criatividade à equipa da casa, mas o brasileiro não acrescentou nada ao desempenho pouco inspirado, trapalhão e inconsequente da União de Leiria.

Para cúmulo, aos 75 minutos o central Mamadou Tall falhou uma intercepção fácil e ficou Artur, sem dúvida o melhor jogador em campo, fez o 2-0.

Descontrolada, a equipa da casa viu o treinador Pedro Caixinha ser expulso aos 85 minutos e Wang fazer o 3-0 para o Beira-Mar, aos 88, na sequência de um contra-ataque e de um ressalto que o chinês aproveitou para fixar o resultado final.