O Sporting já começou a tratar da sucessão de José Eduardo Bettencourt, que este sábado anunciou a demissão da presidência do clube, e anunciou através do seu site oficial que o líder da Mesa da Assembleia Geral, Dias Ferreira, vai convocar um plenário dos órgãos sociais.

Dias Ferreira tem assim cerca de dois meses para agendar novas eleições (até 28 de Fevereiro).

Fonte próxima do clube garantiu à agência Lusa que o plenário vai realizar-se terça-feira, acrescentando que está agendada para o dia seguinte uma reunião do conselho leonino.

Com a demissão de José Eduardo Bettencourt, que presidia ao Sporting desde 5 de Junho de 2009, poderão ser tomadas várias opções no que se refere à sucessão, explicou a mesma fonte. O sucessor de Bettencourt poderá ser escolhido por cooptação, tal como sucedeu na passagem do poder de Dias da Cunha para Filipe Soares Franco, ou poderão ser convocadas de imediato eleições.

No entanto, segundo a mesma fonte, pode ainda verificar-se uma “situação mista”, com um dos vice-presidentes a assumir os destinos do clube, adiando assim a marcação de eleições.

Bettencourt demitiu-se sábado, após a derrota caseira dos “leões” com o Paços de Ferreira (3-2), referindo que a sua saída era a melhor decisão para o clube. «Por diversas circunstâncias, entendo que o melhor para a vida do Sporting Clube de Portugal é que eu deixe de ser presidente deste grande clube», afirmou. 

Leia a nota do site do Sporting na íntegra:

«Na sequência da declaração feita pelo Presidente do Conselho Directivo do Sporting, José Eduardo Bettencourt, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dias Ferreira, decidiu convocar nos próximos dias um plenário dos Órgãos Socais do clube.»