O Sporting de Braga comemora quarta-feira 90 anos na “ressaca” da melhor temporada de sempre na Liga de futebol, onde alcançou um inédito segundo lugar com uma pontuação que lhe permitiria ser campeão quatro vezes nas últimas seis épocas.

Depois de um início titubeante, tendo baqueado frente aos pouco cotados Elfsborg, da Suécia, na eliminatória de acesso à Liga Europa, a equipa comandada por Domingos Paciência partiu para uma época memorável em que apenas um “super” Benfica impediu o Braga de inscrever o seu nome no historial de campeões.

O Braga esteve perto de repetir um feito apenas alcançado por Belenenses, na década de 40 do século XX, e pelo Boavista, em 2000/01, que quebraram a hegemonia de Benfica, FC Porto e Sporting, mas com os 71 pontos somados teria sido campeão em 2004/05, 2006/07, 2007/07 e 2008/09.

António Duarte, antigo chefe do departamento de futebol “arsenalista”, destacou a inédita classificação de vice-campeão e o facto de a equipa ter lutado até à última jornada pelo título, feito ainda maior num «clube da província», defendeu.

«Teria sido histórico se o Braga tivesse sido campeão, porque seria a primeira vez que um clube fora de Lisboa e Porto o conseguiria», reforçou.

A primeira participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de um difícil apuramento em que eliminou dois clubes teoricamente superiores, os escoceses do Celtic e os espanhóis do Sevilha, foi o culminar desse percurso.

«Foi deslumbrante, quando se ouviu o hino da Liga dos Campeões no estádio vi muitos olhos humedecidos», lembra o antigo dirigente.

Também por esse esforço, o Sporting de Braga tem feito um campeonato aquém do da época passada: sétimo classificado, apenas na 16.ª jornada ganhou pela primeira vez fora de casa e já foi eliminado da Taça de Portugal, pelo Benfica.

Os seus responsáveis, contudo, continuam a assumir o objectivo de lutar pelo terceiro ou quarto lugares e de vencer a Taça da Liga.

Com a base social em crescimento, cerca de 25 mil associados, o clube presidido por António Salvador quer construir nos próximos anos uma academia para a formação, projecto que «vai abrir um novo ciclo» no Sporting de Braga, acredita António Duarte.

«É a grande prenda de aniversário», defende, desejando que a sua criação ajude a transformar o futebol português em algo «mais sustentável».