O Sporting de Braga, vice-campeão da Liga de futebol, comemora quarta-feira 90 anos de vida, mas recentemente foi apresentado um livro que defende a tese que o clube é ainda mais antigo.

Oficialmente, foi a 19 de Janeiro de 1921 que o Sporting de Braga nasceu, mas existem alguns documentos que indiciam que os “arsenalistas” possam ter surgido mais cedo.

Desde logo revistas comemorativas de outros aniversários e que centram em 1919 a sua génese e, mais recentemente, um livro sobre as origens do futebol em Braga cujos autores encontraram duas notícias num jornal da época, o Echos do Minho, sobre a constituição do Sporting Clube de Braga, em 1914.

“Sporting Club de Braga - Foram nomeados para este novo Club os seguintes corpos gerentes”, pode ler-se, enunciando depois os nomes constituintes da direcção, da Assembleia-Geral, do Conselho Fiscal e um “Capitão Geral”, e numa notícia posterior dando conta da saída de um dirigente.

Quarta-feira será hasteada a bandeira no Estádio Municipal de Braga, às 09h30, uma hora mais tarde terá lugar na Capela do Cemitério Monte D’Arcos um missa e homenagem às campas dos fundadores do clube e dos associados nº3 e nº16 falecidos durante o ano de 2010.

Às 17h30 decorrerá uma homenagem ao monsenhor Eduardo Melo Peixoto no memorial do Estádio AXA, às 18h00 a entrega dos emblemas de ouro e prata aos associados do Sporting Clube de Braga e às 20h00 um jantar volante no estádio para os sócios do clube agraciados com os referidos emblemas.