Um golo de Vinícius, já nos descontos, garantiu este sábado um empate lisonjeiro à União de Leiria (1-1), na Mata Real, frente a um Paços de Ferreira quase sempre melhor, em jogo da 17.º jornada da Liga de futebol.

A formação orientada por Pedro Caixinha revelou pouca ambição no encontro e só mostrou as garras quando ficou em desvantagem no resultado, aos 50 minutos, após golo de Pizzi, o ‘homem’ do momento em Paços de Ferreira, chegando à igualdade numa fase em que já havia pouco tempo para reagir (90+2).

O Paços de Ferreira repetiu o “onze” que venceu o Sporting e o Sporting de Braga, numa prova de confiança do técnico Rui Vitória, enquanto a União de Leiria iniciou o encontro com quatro alterações, dotando a equipa de demasiada tracção atrás.

A formação leiriense nunca assumiu a iniciativa do jogo, preocupando-se mais em tapar as faixas laterais da defesa e os caminhos da sua baliza, deixando desamparado na frente N’Gal, a quem pertenceu o único remate do Leiria no primeiro tempo, quando cabeceou fraco e à figura de Cássio, aos 22 minutos.

O Paços de Ferreira, que encarava este encontro como um “desafio interno”, foi sempre superior e, apesar de ter denotado dificuldades em passar a barreira defensiva contrária, criou oportunidades suficientes para chegar ao intervalo em vantagem.

Baiano, aos 22 minutos, e Mário Rondon, por duas vezes, aos 26 e 36, numa delas com um remate ao poste, estiveram muito perto de marcar, mas o golo só surgiu no reatamento, aos 50, quando Pizzi emendou um centro de Manuel José da direita.

O mesmo Pizzi teve mais dois remates que podiam ter resultado em golo (57 e 72), numa fase em que a União de Leiria começou finalmente a reagir e, aos poucos, foi-se aproximando da área contrária, conseguindo chegar ao empate já nas compensações (90+2), num cabeceamento de Vinícius, depois de Panandeteguiri ter acertado na trave.